PUBLICIDADE
Topo

Podcast

Ficha Criminal

O programa traz relatos sobre crimes e criminosos que marcaram época na história recente do país.


Ficha Criminal #15: Atirador do Massacre de Realengo mirava em meninas

Do UOL, em São Paulo

11/12/2019 04h00

O podcast Ficha Criminal desta quarta-feira (11) traz a história do Massacre de Realengo, em 7 de abril de 2011, quando a Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, foi alvo do violento ataque de um ex-aluno armado. O atirador abriu fogo em duas salas de aula, matou 12 estudantes com idades entre 13 e 16 anos e, depois, se suicidou.

Entre os 12 adolescentes mortos no massacre, dez eram meninas. Testemunhas do ataque contam que o atirador parecia ter o objetivo específico de atingir as alunas da escola: ao atirar em meninas, mirava em suas cabeças, mas, nos meninos, os disparos eram dirigidos a pernas, braços e tronco.

Em seus depoimentos ao Ficha Criminal, tanto a sobrevivente do ataque Thayane Tavares como a mãe de uma das alunas mortas Adriana Silveira, que perdeu a filha Luiza e hoje lidera a ONG Anjos de Realengo, dizem considerar que o massacre foi um crime de ódio que tinha meninas como alvo.

O autor do massacre deixou cartas e vídeos em que elaborava uma confusa trama de motivos para tentar justificar suas ações. Em meio a referências religiosas e citações a ataques semelhantes nos Estados Unidos, o atirador revelava admiração por atos de terrorismo e manifestava ressentimento por ter sofrido bullying na época em que estudava na escola.

A segunda temporada de Ficha Criminal traz oito episódios de crimes marcantes no Brasil - casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história do país.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar - no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em noticias.uol.com.br/podcasts. Para ouvir estes e outros programas, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts, por exemplo, buscar o nome do podcast e dar play no episódio desejado.

Ficha Criminal