Ficha Criminal #13: PCC e encapuzados provocaram terror em SP em 2006
O podcast Ficha Criminal desta quarta-feira (27) traz a história dos ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) em maio de 2006, quando a facção criminosa organizou rebeliões simultâneas no sistema prisional paulista e levou o terror a muitas cidades do Estado. Foi a maior demonstração de força do PCC, que em 2001 havia ganhado projeção nacional também com uma megarrebelião.
Em 2006, a violência extrapolou os muros dos presídios, com ataques a delegacias, bancos, prédios públicos e ônibus. Na ocasião, foram assassinados 59 agentes de segurança.
O contra-ataque veio depois de um acordo entre a facção criminosa e o governo paulista. Nos dias seguintes às rebeliões e aos ataques do PCC, regiões periféricas de São Paulo viraram palco para a ação dos chamados caçadores. Esses grupos de extermínio agiam encapuzados e tinham uma forma sistematizada de agir. Em dez dias, 505 civis foram mortos.
Além do podcast, parte dessa história está contada no documentário "PCC - Primeiro Cartel da Capital", lançado com o selo MOV.doc, destinado a produções documentais do UOL.
A segunda temporada de Ficha Criminal traz oito episódios de crimes marcantes no Brasil —casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história do país.
Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em noticias.uol.com.br/podcasts. Para ouvir estes e outros programas, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts, por exemplo, buscar o nome do podcast e dar play no episódio desejado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.