Topo

Podcast

Ficha Criminal

O programa traz relatos sobre crimes e criminosos que marcaram época na história recente do país.


Ficha Criminal

Ficha Criminal #17: Versão podcast da série 'Vampiro de Niterói' abre a 3ª temporada

Do UOL, em São Paulo

15/08/2020 04h01Atualizada em 03/09/2020 17h49

O podcast Ficha Criminal estreia sua terceira temporada com foco nas histórias de assassinos em série. O programa será lançado oficialmente na próximas sexta-feira (21). Porém, um episódio extra já está disponível (ouça no arquivo acima): ele conta na versão podcast a história do Vampiro de Niterói, que foi retratada em uma série documental disponível no UOL.

O episódio revisita o caso de Marcelo Costa de Andrade, um assassino em série de crianças que ficou conhecido como Vampiro de Niterói --o apelido veio porque ele dizia beber o sangue das vítimas. Ele confessou ter matado 15 meninos, em 1991, mas sua ficha criminal aponta que foi levado a julgamento por apenas três casos de homicídio.

Essa história será contada em um único episódio. Os próximos oito da temporada sobre serial killers revelarão a trajetória de dois assassinos mais conhecidos da história policial brasileira: Pedrinho Matador e Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque. Os quatro episódios de Pedrinho serão disponibilizados em 21 de agosto. Os quatro restantes, do Maníaco do Parque, saem em 18 de setembro.

Na primeira temporada, "Ficha Criminal" trouxe a história de criminosos marcantes. Na segunda, casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história do país.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Ficha Criminal, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no CastBox e no YouTube.

Ficha Criminal