Topo

Podcast

Ficha Criminal

O programa traz relatos sobre crimes e criminosos que marcaram época na história recente do país.


Ficha Criminal

Ficha Criminal #16: Rebelião em 79 abriu espaço para Comando Vermelho

Do UOL, em São Paulo

18/12/2019 04h00

O podcast Ficha Criminal desta quarta-feira (18) traz a história de uma rebelião no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, em 1979, que foi decisiva para o surgimento de uma das maiores facções criminosas do país: o Comando Vermelho.

A disputa pelo controle do Instituto Penal Cândido Mendes, desativado em 1994, envolveu um confronto entre dois grupos de presos: a Falange Vermelha, que se tornaria conhecida como Comando Vermelho, e a Falange Jacaré, ou Falange Zona Norte, que até então controlava o presídio de Ilha Grande e reunia bandidos de quadrilhas da zona norte do Rio.

Depois de meses de uma guerra velada entre os dois grupos, os fundadores do Comando Vermelho invadiram os domínios da Falange Jacaré no presídio em 17 de setembro de 1979. Com armas artesanais, pedaços de madeira com pregos e colheres raspadas transformadas em facas, eles encurralaram cerca de 30 homens da facção rival em uma cela.

Seis homens da Falange Jacaré acabaram mortos e outros dez presos ficaram feridos. Pelo menos outras quatro mortes ocorreram dentro do presídio nas vésperas ou nos dias seguintes à rebelião. Com o controle em Ilha Grande, o Comando Vermelho se fortaleceu e, anos mais tarde, passou a controlar o tráfico de drogas e armas nos morros do Rio.

A segunda temporada de Ficha Criminal traz oito episódios de crimes marcantes no Brasil - casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história do país.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar - no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em noticias.uol.com.br/podcasts. Para ouvir estes e outros programas, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts, por exemplo, buscar o nome do podcast e dar play no episódio desejado.

Ficha Criminal