PUBLICIDADE
Topo

Podcast

Ficha Criminal

O programa traz relatos sobre crimes e criminosos que marcaram época na história recente do país.


Ficha Criminal

Pedrinho Matador #3: Histórico violento na prisão deu apelido ao serial killer

Do UOL, em São Paulo

05/09/2020 04h01

O terceiro episódio da terceira temporada do podcast "Ficha Criminal" traz detalhes sobre o histórico violento de Pedro Rodrigues Filho, conhecido como Pedrinho Matador, mesmo dentro da prisão —você pode ouvir essa história no arquivo acima. Nesta temporada, o programa conta a história de dois dos maiores assassinos em série do Brasil: Pedrinho Matador e Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque. Os quatro primeiros episódios já estão disponíveis.

A maior parte dos 20 processos em que o pedrinho foi condenado é resultado de crimes que ele cometeu na primeira metade dos anos 80 —praticamente todos por matar ou ferir outros presos. Daí o apelido de "matador".

Pedro passou por quase uma dezena de presídios. A cada prisão para onde ia, ele se envolvia em alguma confusão com outros presos e, por causa disso, era transferido para outro lugar. Independentemente de onde estivesse, surgiam e se espalhavam histórias de como ele matava inimigos com violência. Ele ficou mais de 15 anos no isolamento em Taubaté e, nessa circunstância, parou de matar.

Também na terceira temporada, você vai conhecer a história do Maníaco do Parque. Essa parte, com mais quatro episódios, será publicada em 18 de setembro. Uma curiosidade: no quinto episódio da temporada, há o relato do encontro entre Pedrinho e Francisco em uma penitenciária.

"Ficha Criminal" teve recentemente uma edição extra com a história do "Vampiro de Niterói". Trata-se da versão em podcast de uma série documental divulgada por MOV.DOC, o selo de documentários do UOL.

A primeira temporada do programa trouxe as histórias de criminosos que marcaram época na história recente do Brasil: Marcola, Leonardo Pareja, PC Farias, Marcelo VIP, Fernandinho Beira-Mar, Jorgina de Freitas, Escadinha e Hosmany Ramos.

Já a segunda apresentou crimes marcantes no Brasil --casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história. São eles: o assalto ao Banco Central, o massacre do Carandiru, o caso Herzog, a onda de ataques do PCC em 2006, o assassinato de Chico Mendes, o massacre em Realengo e a rebelião no presídio de Ilha Grande em 1979.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Ficha Criminal, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no CastBox e no YouTube.

Ficha Criminal