Topo

Podcast

Ficha Criminal

O programa traz relatos sobre crimes e criminosos que marcaram época na história recente do país.


Ficha Criminal

Maníaco do Parque #4: Preso, serial killer ocupa o tempo com religião e crochê

Do UOL, em São Paulo

10/10/2020 04h01

O último episódio da terceira temporada do podcast "Ficha Criminal" traz detalhes sobre as condenações e a vida na prisão do Maníaco do Parque, um dos maiores serial killers do Brasil —você pode ouvir essa história no arquivo acima. Nesta temporada, o programa conta a história de dois dos maiores assassinos em série do país: Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque, e também Pedrinho Matador. Todos os episódios estão disponíveis aqui.

Francisco cumpre pena na penitenciária de Iaras, no interior de São Paulo (ouça a partir de 16:38). Lá, ele passa a maior parte do tempo isolado e dedica algumas horas do dia a bordar tapetes e toalhas em tricô e crochê. Funcionários do presídio dizem que ele também costuma andar com uma bíblia e frequenta o culto evangélico na penitenciária pelo menos uma vez por semana.

Em uma de suas últimas entrevistas, Francisco respondeu se estaria pronto para voltar a viver em liberdade. "Tenho plena certeza disso, eu não me acho normal, a palavra de Deus me convence [de ser uma pessoa normal]" (ouça a partir de 08:02).

Questionada pelo Ficha Criminal sobre a chance do Maníaco do Parque sair da prisão nos próximos anos, a promotora responsável pela execução penal do Francisco informou apenas que, até 2028, o Ministério Público analisará as medidas cabíveis ao caso.

A primeira temporada do programa trouxe as histórias de criminosos que marcaram época na história recente do Brasil: Marcola, Leonardo Pareja, PC Farias, Marcelo VIP, Fernandinho Beira-Mar, Jorgina de Freitas, Escadinha e Hosmany Ramos.

Já a segunda apresentou crimes marcantes no Brasil --casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história. São eles: o assalto ao Banco Central, o massacre do Carandiru, o caso Herzog, a onda de ataques do PCC em 2006, o assassinato de Chico Mendes, o massacre em Realengo e a rebelião no presídio de Ilha Grande em 1979.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Ficha Criminal, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no CastBox e no YouTube.

Ficha Criminal