Topo

Podcast

Ficha Criminal

O programa traz relatos sobre crimes e criminosos que marcaram época na história recente do país.


Ficha Criminal

Maníaco do Parque #1: Em Taubaté, serial killer cuspiu em Pedrinho Matador após ameaça

Do UOL, em São Paulo

19/09/2020 04h01

O quinto episódio da terceira temporada do podcast "Ficha Criminal" marca um ponto de transição, em que o programa passa da história de Pedrinho Matador para a de Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque —você pode ouvir o episódio no arquivo acima. Nesta temporada, o programa registra a trajetória desses que são considerados dois dos maiores assassinos em série do Brasil. Todos os episódios já estão disponíveis aqui.

O foco deste episódio está na Casa de Custódia de Taubaté, em São Paulo, onde os dois serial killers se cruzaram e onde Pedrinho jurou Francisco de morte. O local também marcou o surgimento do PCC e foi palco de uma rebelião de grandes proporções, em dezembro de 2000, um motim detalhado no podcast.

Ao "Ficha Criminal", Pedrinho lembrou assim do encontro (ouça a partir de 10:56 no arquivo acima): "Eu tava correndo no pátio, que eu fazia seis horas de física [exercícios] na época. Aí vem ele, junto com os guardas. Aí o guarda falou: 'Pedrinho, esse aqui é o Maníaco do Parque'. Olhei bem pra cara dele e falei assim: 'Pode estar faltando um dia para eu ir embora. Se eu pegar você, você está perdido, eu arranco sua cabeça. Sabe o que ele fez? Cuspiu na minha cara, eu saí fora, pegou no ombro. Mas você vê que eu não consegui matar ele".

A primeira temporada do programa trouxe as histórias de criminosos que marcaram época na história recente do Brasil: Marcola, Leonardo Pareja, PC Farias, Marcelo VIP, Fernandinho Beira-Mar, Jorgina de Freitas, Escadinha e Hosmany Ramos.

Já a segunda apresentou crimes marcantes no Brasil --casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história. São eles: o assalto ao Banco Central, o massacre do Carandiru, o caso Herzog, a onda de ataques do PCC em 2006, o assassinato de Chico Mendes, o massacre em Realengo e a rebelião no presídio de Ilha Grande em 1979.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Ficha Criminal, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no CastBox e no YouTube.

Ficha Criminal