Maníaco do Parque #1: Em Taubaté, serial killer cuspiu em Pedrinho Matador após ameaça
O quinto episódio da terceira temporada do podcast "Ficha Criminal" marca um ponto de transição, em que o programa passa da história de Pedrinho Matador para a de Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque —você pode ouvir o episódio no arquivo acima. Nesta temporada, o programa registra a trajetória desses que são considerados dois dos maiores assassinos em série do Brasil. Todos os episódios já estão disponíveis aqui.
O foco deste episódio está na Casa de Custódia de Taubaté, em São Paulo, onde os dois serial killers se cruzaram e onde Pedrinho jurou Francisco de morte. O local também marcou o surgimento do PCC e foi palco de uma rebelião de grandes proporções, em dezembro de 2000, um motim detalhado no podcast.
Ao "Ficha Criminal", Pedrinho lembrou assim do encontro (ouça a partir de 10:56 no arquivo acima): "Eu tava correndo no pátio, que eu fazia seis horas de física [exercícios] na época. Aí vem ele, junto com os guardas. Aí o guarda falou: 'Pedrinho, esse aqui é o Maníaco do Parque'. Olhei bem pra cara dele e falei assim: 'Pode estar faltando um dia para eu ir embora. Se eu pegar você, você está perdido, eu arranco sua cabeça. Sabe o que ele fez? Cuspiu na minha cara, eu saí fora, pegou no ombro. Mas você vê que eu não consegui matar ele".
A primeira temporada do programa trouxe as histórias de criminosos que marcaram época na história recente do Brasil: Marcola, Leonardo Pareja, PC Farias, Marcelo VIP, Fernandinho Beira-Mar, Jorgina de Freitas, Escadinha e Hosmany Ramos.
Já a segunda apresentou crimes marcantes no Brasil --casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história. São eles: o assalto ao Banco Central, o massacre do Carandiru, o caso Herzog, a onda de ataques do PCC em 2006, o assassinato de Chico Mendes, o massacre em Realengo e a rebelião no presídio de Ilha Grande em 1979.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Ficha Criminal, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no CastBox e no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.