Topo

Balaio do Kotscho

Com o fim da quarentena, por que só estádios de futebol continuam vazios?

Colunista do UOL

06/09/2020 14h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tem alguma coisa errada aí, talkei?, como diria o nosso presidente.

Se no Brasil tudo avacalhou geral, como se a pandemia já tivesse acabado, ou nunca existido, e a vida voltou ao "novo anormal", por que só os estádios de futebol continuam interditados para as torcidas?

Os clubes também não precisam de renda para pagar os altos salários dos seus jogadores e a manutenção dos seus estádios, centros de treinamento e todo o circo que gira em torno do futebol? Como ficam os vendedores de churrasquinho, camisas e bandeiras?

Me sinto um idiota, confinado há mais de seis meses em casa para respeitar a quarentena dos grupos de risco, e com todo mundo sem máscaras se esbaldando nas praias, nos botecos e nas quebradas, como se não houvesse amanhã.

Bares, restaurantes, igrejas, casas de shows, pet shops e academias estão cheios de gente, já reabriu tudo, na maior festa do caqui, mas eu não posso ir ao estádio ver o meu time jogar. Em algumas capitais, teatros e cinemas também já reabriram. Qual é a lógica, Juca Kfouri?

Ver um jogo pela TV com o estádio vazio é a mesma coisa que assistir a um desfile de escola de samba com as arquibancadas desertas, tomar cerveja sem álcool e fumar sem tragar. Não tem graça. São as torcidas que dão vida, alma e alegria ao futebol.

Em vários países da Europa, com todos os cuidados e lotações limitadas, as torcidas já voltaram a ocupar seus lugares, e não se tem notícia de nenhuma tragédia.

Acho estranho que cartolas, boleiros e meus amigos da crônica esportiva ainda não tenham falado dessa injustiça com o futebol. Silêncio total.

Ainda não vi até agora nenhuma noticia sobre algum estudo de viabilidade ou providência que está sendo tomada para a reabertura dos estádios, no momento em que até as escolas estão voltando às aulas presenciais em todo o Brasil, e o presidente viaja pelo país promovendo aglomerações em sua campanha reeleitoral.

Por que só as torcidas de futebol têm que esperar pelas vacinas?

Se ninguém é obrigado a tomar vacina, também ninguém será obrigado a ir a um estádio ver o seu time.

Só quem está ganhando com isso são as TVs pagas, que vendem caros pacotes do pay-per-view e transmitem jogos de futebol todos os dias, dia e noite.

Futebol para mim não é só o jogo. Ganhando ou perdendo, é uma festa que começa no churrasquinho de gato e na cerveja, o encontro com os amigos e as brincadeiras com os torcedores do outro time.

De vez em quando, sai uma briga, vá lá, mas isso também faz parte do ritual. É diferente de assistir a uma ópera pelo zoom.

Faço aqui um apelo para que liberem a volta das torcidas aos estádios.

Já nos tiraram tantas coisas, devolvam-nos pelo menos essa alegria.

Vida que segue.

***

Texto corrigido e atualizado às 11h30 de 7/9.