Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Visita de Exército chinês revolta bolsonaristas: 'Começou o intercâmbio?'

Colunista do UOL

05/06/2023 23h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma postagem do Exército feita na noite desta segunda-feira informando a visita de militares das Forças Armadas da China ao Exército Brasileiro causou indignação e até temor entre bolsonaristas. No Twitter, eles comentaram ver uma espécie de aliança "comunista" entre os países.

O que aconteceu

A maioria é de bolsonaristas criticando a visita, que ocorreu na quinta-feira (1º). Em menos de quatro horas após a postagem, a publicação já tinha 1,7 mil comentários.

Muitos demonstram ter receio e falaram que é um erro a parceria. "Contem toda a nossa estratégia para facilitar para os inimigos", escreveu uma internauta. "Tipo, para aprender como trabalhar no comunismo, ou estou imaginando coisas?", questionou outro.

Nos comentários, tratam a China como "inimiga" e que foi um erro falar sobre projetos estratégicos.

Ao longo dos últimos meses, postagens do Exército têm sido alvo de críticas de bolsonaristas, ainda insatisfeitos pelas Forças Armadas terem "deixado" Lula assumir e por terem "apoiado" a prisão de golpistas na porta do Quartel em Brasília.

Veja alguns comentários postados:

Qual a finalidade? Farão o mesmo?"

A propósito de que vcs vão mostrar as estratégias?? O Brasil já foi todo vendido e nós não ficamos sabendo???

As Forças Armadas da China, vão assumir o Exército, só falta isso."

Vão trocar Técnicas de submissão ao estado, e como reprimir, prender e atacar a população."

O quê? Estão mostrando nossos projetos estratégicos pra China? Porque aprender é q não vieram né? Um país que tem Sun Tzu vem aprender o que com uma geração que nunca guerreou?"

Todos os países têm os projetos estratégicos sob sigilo e classificado como secreto, aqui no Brasil nossas FFAA convidam e trazem potenciais inimigos para conhecê-los."

Tudo explicado agora!!! Vergonha Nacional."

"Que desgraceira. Já desceu totalmente as calças para o comunismo, vão lamber as botas também, seus covardes lixo."

Como foi a visita?

A delegação com 18 militares das Forças Armadas da China esteve no Brasil na última quinta-feira e foi até o Quartel-General do Exército, em Brasília.

Eles também foram ao Rio de Janeiro, onde conheceram a Escola Superior de Guerra e o Forte de Copacabana.

Segundo o Exército, a visita faz parte da viagem de estudos estratégicos e "reforça os laços de amizade entre as duas nações, marcando a retomada das atividades presenciais entre os dois exércitos após o fim das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19."

A comitiva foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, General de Exército Fernando Jose Sant'ana Soares e Silva.

A cooperação militar entre o Brasil e a China tem uma longa história, e esta visita visa aprofundar ainda mais as relações."
Fernando Jose Sant'ana Soares e Silva, General de Exército