Topo

Kennedy Alencar

Ao atacar Harris, Trump expõe preconceito contra negros, mulheres e pobres

Presidente dos EUA, Donald Trump - CHERISS MAY
Presidente dos EUA, Donald Trump Imagem: CHERISS MAY

Colunista do UOL

13/08/2020 12h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um tuíte de Donald Trump resume perfeitamente o racismo do presidente americano. A mensagem tem ainda as pitadas de machismo, misoginia e demofobia que compõem o pensamento de Trump.

Na quarta-feira, ele escreveu na rede social, numa reação à escolha da senadora Kamala Harris para vice de Joe Biden na chapa presidencial democrata: "As 'donas de casa dos subúrbios' votarão em mim. Elas querem segurança e ficaram satisfeitas que eu tenha acabado com um antigo programa de moradias de baixa renda que invadiram suas vizinhanças. Biden retomará o programa em formato ainda maior, com [o senador democrata] Corey Booker no comando!".

Trump tenta atrair o voto de mulheres conservadoras dos subúrbios americanos, onde há casas confortáveis da classe média, afirmando que o eventual governo democrata retomará o programa de moradia nessas localidades para pessoas de baixa renda, sobretudo negros.

Corey Booker, senador por Nova York, é um dos principais nomes da frente parlamentar negra do Congresso dos EUA.

No tuíte, Trump se refere às mulheres como "donas de casa de subúrbio". É a forma como as identifica, num machismo algo condescendente. Mulheres fortes, como a senadora Kamala Harris, são um tormento para o presidente republicano.

A indicação de Harris para vice-presidente de Biden gerou uma série de ataques de Trump. Ele procura dar apelidos depreciativos aos adversários, recorrendo ao bullying político que agrada sua base de extrema-direita.

Nos discursos e nas redes sociais de Trump e aliados, Harris é uma mulher "desagradável" (nasty, em inglês), "falsa" (phony) e "radical de extrema-esquerda" (far-left radical). Ele se refere a Joe Biden como "Dorminhoco" (Sleepy) Joe.

Kamala Harris, 55, é uma progressista com traços de moderação. Está bem distante do figurino de radical de extrema-esquerda. É chamada de "desagradável" porque questionou com firmeza aliados de Trump em depoimentos no Congresso. Seria "falsa" por ter criticado duramente Biden num debate democrata no ano passado, mas aceitado ser vice agora.

Não há dúvida de que a base mais radical do trumpismo deve ficar contente com o combo de preconceitos do atual presidente. Mas Trump precisa do voto de moderados conservadores para vencer em 3 de novembro.

O caminho obscurantista, com demofobia, machismo e supremacismo racial, tende a afastar esse tipo de eleitor e estimular motivar mulheres, jovens e negros em geral a votar contra o republicano. Como o voto nos EUA é facultativo, é importante mobilizar seus eleitores a comparecer às urnas ou enviar cédulas por correio.

A exposição visceral do trumpismo aumenta a chance de Biden conquistar a Casa Branca. As pesquisas hoje apontam favoritismo do democrata tanto no voto nacional como nos estados fundamentais para compor maioria no Colégio Eleitoral.