Topo

Explosão na capital do Líbano mata ao menos 20; grupo assume autoria

Do UOL, em São Paulo

15/08/2013 13h01

Uma explosão em Beirute, capital do Líbano, deixou ao menos 20 mortos e centenas de feridos nesta quinta-feira (15). A informação é da agência "Reuters", citando autoridades de segurança do governo. O distrito de Rweiss, onde aconteceu a explosão, é reduto da milícia islâmica xiita Hezbollah.

Segundo a TV "Al Manar", do Hezbollah, há vários corpos espalhados pelas ruas, e a explosão aconteceu no mesmo local de outra explosão, no mês passado. A "Al Manar" diz que a explosão aconteceu em uma das princiais vias da região, reduto do grupo islâmico.

Nas imagens da emissora "CNN", é possível ver corpos sendo carregados do local e ambulâncias e carros de bombeiros se dirigindo ao centro de explosão, onde uma cortina de fumaça se formou.

Um grupo islâmico sunita autointitulado Brigadas de Aisha assumiu a autoria do atentado e prometeu novos ataques.

"Esta é a segunda vez que nós decidimos o local e hora da batalha... e vocês verão mais, se Deus quiser", disse um homem mascarado, em um vídeo endereçado ao líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah.

No mês passado, uma explosão em uma área próxima à desta quinta-feira (15) deixou pelo menos 50 feridos.

A guerra civil no país vizinho, Síria, tem aumentado as tensões entre os grupos sunitas e xiitas no país. Os xiitas, em sua maioria, apoiam o presidente sírio, Bashar Assad, e os sunitas, os rebeldes que tentam tirá-lo do poder.