Topo

Onda de saques após tremor no Chile não se confirma; serviços são retomados

Do UOL, em São Paulo

02/04/2014 09h03

Aeroportos, hospitais e parte da rede elétrica das regiões atingidas pelo terremoto que abalou o Chile na última terça-feira (1º) voltam, paulatinamente, a funcionar. As informações são do jornal chileno "El Mercúrio". O terremoto de magnitude 8,2 atingiu o país na noite desta terça-feira (1º), matando pelo menos seis pessoas e causando destruição no norte do país. Um alerta de tsunami chegou a ser emitido, mas foi suspenso no início da manhã desta quarta-feira (2).

Veja onde foi o terremoto - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

De acordo com o Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi), o abastecimento de energia elétrica está sendo restabelecido em duas das cidades mais atingidas pelo terremoto. Em Arica, 50% do sistema já voltou a funcionar. Em Iquique, 30% da rede já está operando.

Ainda segundo o governo chileno, aeroportos da região norte do país, a mais afetada pelo sismo, também voltaram a operar.

Hospitais e centros de saúde que haviam sido evacuados logo após o terremoto já estão voltando a funcionar e a receber os feridos. Segundo o diretor nacional do Onemi, Ricardo Toro, os estragos do terremoto poderão ser melhor avaliados na manhã desta quarta-feira (2), com a luz do dia.

O temor de que o terremoto poderia causar uma onda de saques no país não se confirmou, segundo o jornal El Mercúrio.

De acordo com o diretor nacional dos “carabineros” (polícia chilena), Gustavo González, tropas foram enviadas para as cidades atingidas e montaram guarda em frente a centros comerciais, supermercados e prédios públicos para evitar saques como os que ocorreram após o terremoto de 27 de fevereiro de 2010, um dos mais graves da história chilena.

Apesar de nenhum saque ter sido registrado até esta quarta-feira (2), o governo chileno enviou homens das Forças Especiais do país para a área atingida e anunciou que pode aumentar o contingente na região.

Terremoto atinge costa do Chile

As forças de segurança da região norte do país estão em alerta por conta da fuga de pelo menos 300 presidiárias que aproveitaram o tumulto causado pelo terremoto e fugiram de uma cadeia na cidade de Iquique, uma das mais atingidas pelo terremoto. Autoridades chilenas informaram que ao menos 110 delas já foram recapturadas.

O terremoto foi registrado às 20h46 (19h46 de Brasília) e teve seu epicentro no mar, a 85 km ao sudoeste de Cuya, próximo à cidade de Iquique, onde foram registradas ao menos duas ondas com mais de dois metros e o aeroporto foi fechado.

O tremor também afetou as regiões chilenas de Arica e Antofagasta, fazendo soar as sirenes de alerta em diversas cidades do litoral norte.

O sismo pode ser sentido no Peru e na Bolívia, onde prédios chegaram a balançar por alguns segundos.