Topo

Depois de muita expectativa, neva em cidades gaúchas e catarinenses

Lucas Azevedo

Do UOL, em Vacaria (RS)

22/07/2013 09h15

Ela era esperada há uma semana e finalmente chegou na madrugada desta segunda-feira (22) para alegria dos milhares de turistas que se deslocaram para a região para testemunhar a precipitação. Pela primeira vez no ano, nevou em municípios gaúchos e catarinenses, cobrindo de flocos brancos casas, carros e ruas.

O episódio mais significativo ocorreu às 4h30 em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, no nordeste do Rio Grande do Sul. Naquele momento, a temperatura era -0,5ºC na cidade.

Ao mesmo tempo, na região serrana de Santa Catarina, a cidade de São Joaquim também experimentava o fenômeno, que ocorreu a uma temperatura de -0,4ºC.

O fenômeno durou cerca de 10 minutos.

Outras cidades gaúchas --como Erechim, Horizontina e Passo Fundo, no norte do Estado-- e catarinenses --como Xanxerê, Chapecó, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e Lages, no oeste e sul-- também registraram episódios de neve.

Em Santa Catarina, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) alerta os motoristas que trafegam pela serra sobre a possibilidade de gelo na pista.

Segundo o Ciram/Epagri (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), há menos chances de nevar a partir desta terça, mas entre quarta e quinta-feira o frio intenso volta, em noites de céu claro. A temperatura pode bater -10ºC.

No território gaúcho, pode nevar na serra e no extremo norte. Para os próximos dias, são aguardados episódios de geada severa em quase todas as regiões, segundo a empresa de meteorologia MetSul.

O frio que atinge os dois Estados se move em direção ao norte, podendo trazer transtornos no Paraná nas próximas horas.