Topo

Esse conteúdo é antigo

Mourão diz que Alexandre de Moraes deve ter 'indícios fortes' contra Salles

Ricardo Salles e Bolsonaro durante Cúpula do Clima - Marcos Correa/Reuters
Ricardo Salles e Bolsonaro durante Cúpula do Clima Imagem: Marcos Correa/Reuters

Colaboração para o UOL

20/05/2021 21h55Atualizada em 21/05/2021 12h31

O vice-presidente Hamilton Mourão declarou hoje que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), deve ter "indícios fortes" para ter autorizado a Operação Akuandaba, que teve Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, como um dos alvos.

"Toda história tem dois lados, por isso tem que fazer uma investigação policial, não pode condenar a priori. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, ao autorizar provavelmente reconheceu que existem indícios fortes, se não, não teria autorizado", afirmou Mourão.

A Operação Akuandaba, da PF (Polícia Federal), foi autorizada ontem por Moraes com o objetivo de apurar crimes contra a administração pública praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

Moraes determinou mandados de busca e apreensão nos endereços residenciais de Salles em São Paulo, no endereço funcional em Brasília e no gabinete montado no Pará. O ministro do STF ainda ordenou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles e de servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo informações da PF, "as investigações foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira".

Salles se defende

Ainda ontem, o ministro Ricardo Salles se defendeu das acusações e afirmou que a operação foi "desnecessária".

"A Polícia Federal foi ao Ministério do Meio Ambiente. Eu fui lá, encontrei o delegado e soube que também estiveram em outros locais. Essas medidas são desnecessárias, na medida que o Ministério e todos os funcionários poderiam ter ido, se chamados, para a PF", disse o ministro do Meio Ambiente.