Ibope e Datafolha apontam 2º turno no Rio com Paes na liderança

Do UOL, no Rio

  • ESTADÃO CONTEÚDO

    Os candidatos ao governo do Rio Eduardo Paes (à esq.) e Romário (à dir.)

    Os candidatos ao governo do Rio Eduardo Paes (à esq.) e Romário (à dir.)

As pesquisas Ibope e Datafolha apontam para a realização de um segundo turno para a eleição ao governo do Rio de Janeiro. Eduardo Paes (DEM) lidera em ambos os levantamentos --ele registra 32% das intenções de votos válidos no Ibope e 27%, no Datafolha.

No entanto, as pesquisas mostram cenários diferentes de segundo turno --enquanto o Ibope aponta a passagem de Romário (Podemos) para a segunda fase, o Datafolha mostra Romário e Wilson Witzel (PSC) em empate técnico na segunda posição.

Leia mais:

No Ibope, Romário soma 20% das intenções de votos válidos e, na terceira colocação surgem Indio da Costa (PSD) e Witzel, ambos com 12%. Veja a seguir os resultados:

Já no Datafolha, Romário e Witzel aparecem tecnicamente empatados com 17%, enquanto Indio tem 13% no limite da margem de erro. Na pesquisa anterior, do dia 4 de outubro, Witzel somava 11% das intenções de votos válidos, registrando aumento de 6 pontos percentuais. Confira a seguir as intenções de voto:

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas 4 e 6 deste mês. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pelo grupo Globo e foi registrada no TSE com o número RJ-02500/2018. O custo foi de R$ 152.859,04.

O Datafolha entrevistou 2.574 pessoas entre os dias 5 e 6. O nível de confiança da pesquisa também é de 95% e a margem de erro, de dois pontos percentuais. O levantamento foi encomendado pelo jornal "Folha de S.Paulo" e pelo grupo Globo a um custo de R$ 200.600,00. Ela foi registrada no TSE com o número RJ-03806/2018.

Segundo turno

No segundo turno, tanto o Ibope como o Datafolha apontam para uma vitória de Paes no segundo turno.

Nos votos totais (incluindo brancos e nulos), o Ibope mostra Paes vencendo com 44% e Romário com 33% das intenções de voto.

Na simulação do Datafolha, Paes registra 45% e Romário, 31%. A simulação de um confronto entre Paes e Witzel não havia sido divulgada.

Rejeição

O Ibope também questionou o eleitor sobre quais candidatos não votariam de jeito nenhum. Paes e Romário registram o maior índice. Veja os resultados:

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos