'Gente importante declarou voto em mim', diz Haddad antes de votar

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

  • Ricardo Matsukawa/UOL

Sem ter recebido um apoio formal de Ciro Gomes (PDT), o candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, agradeceu na manhã deste domingo (28) as manifestações que recebeu até o momento.

"Muita gente importante, que podia estar recolhida, divulgou seus votos (a mim) nos últimos dias", disse na manhã deste domingo. No sábado, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa utilizou as redes sociais para declarar que votará no petista.

Veja também:

"Pessoas que, com coragem, se dispuseram a ir para a rua, panfletar, conversar com as pessoas. Isso é muito significativo. Vamos olhar para os brasileiros que tiveram, num momento difícil da vida nacional, tiveram uma postura de honradez, defendendo o Brasil e a democracia".

A declaração de Haddad foi feita ao chegar para um café com lideranças petistas em um hotel na zona sul de São Paulo. Ele sairá para votar na sequência.

Em sua primeira manifestação após voltar ao Brasil de viagem à Europa depois de ser derrotado no primeiro turno, Ciro não citou Haddad nem o adversário do petista, Jair Bolsonaro (PSL) ao pedir "voto contra a intolerância". 

"Claro que todo mundo preferia que eu, com meu estilo, tomasse um lado e participasse da campanha, mas não quero fazer isso por uma razão prática que eu não quero dizer agora, pois se não posso ajudar, atrapalhar é o que eu não quero", disse o pedetista em vídeo que divulgou nas redes sociais no sábado.

Haddad disse que "não há nenhuma decepção" com posições como a de Ciro e de outras lideranças que preferiram não demonstrar apoio explícito à sua candidatura.

"Eu festejo os apoios que foram declarados. Muita gente que poderia estar recolhida se manifestou nos últimos dias. Apoios significativos. Eu não quero mencionar um a um", comentou o petista. "Eu estou muito feliz com isso. Mas não só com o apoio das personalidades. Estou feliz com o apoio do cidadão comum, da cidadã que foi à rua defender o Brasil".

O presidenciável do PT foi recebido com aplausos por lideranças petistas que o aguardavam no hotel. Haddad se atrasou mais de uma hora para o compromisso, que teve a presença de políticos com os deputados federais Paulo Teixeira, Carlos Zarattini, Vicente Cândido, além do vereador paulistano Eduardo Suplicy, do presidente estadual do partido, Luiz Marinho, e do deputado estadual eleito Emidio de Souza, um de seus principais auxiliares na campanha.

Os resultados das pesquisas Datafolha e Ibope de sábado também animaram o petista. Segundo os levantamentos, houve uma queda na diferença entre ele e Bolsonaro. "Estou muito confiante que vamos ter um grande resultado hoje. Vamos lutar até o último minuto. As pesquisas indicam uma retomada importante da intenção de voto no nosso projeto. E eu confio na democracia, confio no povo brasileiro".

Lideranças petistas, porém, preferem esperar o decorrer do dia para avaliar a possibilidade de vitória na corrida presidencial. Enquanto isso, o PT tem estimulado os militantes a usarem as redes sociais e a conversar com amigos e parentes para buscar votos de última hora para Haddad.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos