Topo

Temer passa bem e deve ter alta na segunda, diz médico Kalil

17.out.2017- O presidente Michel Temer (PMDB) - Edu Andrade/Fatopress/Estadão Conteúdo
17.out.2017- O presidente Michel Temer (PMDB) Imagem: Edu Andrade/Fatopress/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Brasília*

28/10/2017 12h48

A equipe médica que atende Michel Temer (PMDB) afirmou, em entrevista neste sábado (28), que o presidente deve ter alta na próxima segunda-feira (30).

Segundo o médico Roberto Kalil Filho, Temer está bem, com quadro estável e um cateterismo não será feito agora. 

Temer foi operado para raspagem da próstata na noite desta sexta-feira (27) no hospital Sírio-Libanês. "Clinicamente o presidente está muito bem (...) Já está no apartamento e deverá receber alta nesta segunda-feira", disse Kalil Filho. 

Segundo os médicos que acompanham o presidente no hospital Sírio-Libanês, o ideal é que ele fique em São Paulo repousando, em sua casa.

Dessa forma, ele voltaria para Brasília apenas na terça ou quarta-feira, segundo a assessoria do Planalto.

A cirurgia foi feita para diminuir o tamanho da próstata e desobstruir a uretra. De acordo com os médicos que acompanham o presidente, o ideal é que ele fique em São Paulo repousando, em sua casa. Dessa forma, Temer voltaria para Brasília apenas na terça ou quarta-feira, segundo a assessoria do Planalto.

Segundo o urologista Miguel Srougi, o resultado de uma biópsia mostrou um processo de crescimento benigno na próstata do presidente, e a cirurgia transcorreu "sem intercorrências". Temer foi internado no Sírio-Libanês no início da noite de sexta-feira com quadro de retenção urinária por hiperplasia benigna da próstata, ou seja, quando há um aumento natural da glândula (sem relação com o câncer de próstata), impedindo a passagem da urina pela uretra.

O problema foi descoberto na quarta-feira, dia da votação da segunda denúncia contra ele na Câmara dos Deputados, quando o presidente foi internado no Hospital do Exército após sentir-se mal e foi constatada a obstrução urológica.

Hiperplasia prostática benigna

Vinte e cinco por cento dos homens com mais de 50 anos têm hiperplasia prostática benigna. A partir dos 65 anos, o número cresce para 30% e, após os 80, a taxa é de 90%, segundo levantamento do ambulatório de urologia do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A próstata pesa cerca de 20 gramas. O crescimento da glândula é normal ao longo dos anos, entretanto, quando as células prostáticas invadem os tecidos vizinhos, a bexiga e a uretra ficam comprimidas e provocam o primeiro sintoma da doença, que é a dificuldade em urinar.

No início do mês, foi divulgado que Temer, que tem 77 anos e é o presidente mais velho que o Brasil já teve, está com obstrução parcial de uma artéria coronária. O problema foi detectado em exame de imagem. Temer deverá passar por tratamento medicamentoso e dieta. (*Com agências de notícias)