Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro chora em cerimônia de homenagem a Pinto do Acordeon

Do UOL, em São Paulo

01/09/2020 17h21

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se emocionou hoje ao discursar em uma cerimônia de homenagem ao músico paraibano Francisco Ferreira Lima, o Pinto do Acordeon, que compôs o jingle de sua campanha à presidência e morreu em julho deste ano, vítima de câncer.

Antes do discurso, os filhos do músico fizeram uma apresentação de forró e foi exibido o vídeo da campanha. Com a voz embargada, Bolsonaro falou sobre o processo de sua eleição, a facada e a sua relação com a família. Ao falar do ataque que sofreu, alfinetou o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

"Eu acho que essa investigação poderia ter chegado ao fim se eu tivesse escolhido melhor um ministro meu, que lamentavelmente não se comportou como tudo aquilo que a população sabia, ou esperava, dele se comportar".

Emocionado, o presidente também falou sobre sua relação com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro:

"Hoje nós temos problemas em casa, mas problemas são superados. E lá começa sua força para você atingir o seu objetivo. Se eu não estiver bem em casa, como posso fazer o bem para o Brasil? Graças a Deus, eu tenho essa força. Temos que seguir o nosso objetivo."

Bolsonaro comparou a trajetória de Pinto do Acordeon à de seu pai e precisou fazer uma breve pausa para se recompor e finalizar a fala:

"Jamais esperava isso aqui, jamais esperava ser capitão do exército. (...) Jamais esperava ser vereador do Rio de Janeiro. De repente estou na situação máxima do poder executivo. Tenho plena consciência da responsabilidade e daquilo que eu tenho que sacrificar porque eu quero, assim como o Pinto do Acordeon, ser lembrado deixando na história onde se possa dizer: valeu a pena."

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.