Topo

Esse conteúdo é antigo

Barroso manda ao plenário do STF caso do senador pego com dinheiro na cueca

Senador Chico Rodrigues (DEM-RR), ex-vice-líder do governo, foi flagrado com dinheiro vivo escondido na cueca, durante operação da Polícia Federal - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Senador Chico Rodrigues (DEM-RR), ex-vice-líder do governo, foi flagrado com dinheiro vivo escondido na cueca, durante operação da Polícia Federal Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

16/10/2020 17h17

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso decidiu levar ao plenário da corte a confirmação de sua decisão que determinou o afastamento do cargo por 90 dias do senador Chico Rodrigues (DEM-RR).

No plenário, os ministros do Supremo deverão decidir se mantêm a decisão de Barroso ou modificam a ordem de afastamento do senador. Ainda não há data prevista para o caso ser julgado.

Barroso determinou ontem o afastamento de Rodrigues, investigado por suspeitas de desvio de recursos públicos de emendas parlamentares destinadas ao combate à pandemia de covid-19.

O senador foi flagrado com dinheiro escondido na cueca, durante operação da Polícia Federal de busca e apreensão na casa do parlamentar, em Boa Vista.

O afastamento de Rodrigues, segundo explicou o gabinete do ministro do STF, tem efeito imediato, mas Barroso decidiu enviar o caso para apreciação do Senado, que terá o poder de revogar ou manter a medida. Ainda não houve deliberação pelos senadores.

Barroso afirmou que decidiu submeter o julgamento ao plenário por causa da "relevância institucional da matéria", escreveu o ministro no despacho de hoje.

Cabe ao presidente do STF, Luiz Fux, fixar a agenda de julgamentos do plenário. Fux ainda não decidiu sobre o pedido de Barroso.