Topo

Paes critica Castro por querer bares abertos: 'micareta do governador'

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deve anunciar mais restrições  - Reprodução/Youtube
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deve anunciar mais restrições Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

22/03/2021 14h53

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), fez críticas ao governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), que pretende manter bares e restaurantes abertos durante o "superferiado", anunciado ontem.

"CastroFolia! A micareta do governador! Definitivamente ele não entendeu nada do objetivo de certas medidas", escreveu Paes.

Desde a semana passada, Paes tem cogitado medidas mais duras. Mais cedo, o prefeito da capital reuniu-se com o chefe do executivo de Niterói, Alex Grael (PDT), conforme noticiou a TV Globo. Os comitês científicos das duas cidades recomendaram o fechamento de serviços não essenciais para frear a propagação do coronavírus. Uma coletiva dos dois prefeitos foi marcada para a tarde de hoje, a fim de anunciar as novas medidas.

"Aqui ninguém toma decisão de 'orelhada' ou por achismos", afirmou em outra postagem.

Em entrevista ao blog do Edimilson Ávila, do G1, o governador em exercício argumenta, porém, que as decisões dos municípios não poderão se sobrepor às do governo. A ideia, que deve ser anunciada em breve, é que o feriado vá do próximo dia 26 até o Domingo de Páscoa.

No planejamento do Estado, a previsão é de que os estabelecimentos funcionem até 23h. A decisão sobre o "superferiado", no entanto, ainda depende da decisão dos deputados estaduais.

Desde o último dia 5, o Rio tem medidas restritivas em vigor. No último sábado (20), as praias e áreas de lazer foram fechadas na cidade. Em Niterói, os quiosques das praias estão fechados, e bares e restaurantes só podem funcionar até 18h, e sem música ao vivo. O comércio de rua, por sua vez, funciona até 19h.