Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: aviões da FAB vão retornar da China com 34 repatriados

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

07/02/2020 10h43

O Ministério da Defesa informou hoje que dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) vão retornar da China com 58 pessoas, dos quais 34 são brasileiros ou parentes de brasileiros que estavam na província de Wuhan, epicentro da epidemia do coronavírus no país asiático.

As aeronaves devem desembarcar em Anápolis (GO) amanhã (8). O grupo, incluindo os militares e demais tripulantes empregados na missão de resgate, ficará em quarentena de 18 dias para que descartada qualquer hipótese de contaminação.

A base montada na cidade goiana tem 13 suítes individuais para homens e seis para mulheres. O núcleo de resgatados inclui, além dos residentes em Wuhan, três diplomatas brasileiros baseados em Pequim, 12 membros da equipe médica da FAB, dois médicos do Ministério da Saúde, 2 profissionais da assessoria de comunicação da Aeronáutica e oito tripulantes.

Em um gesto de solidariedade a Polônia, país que autorizou uma escala das aeronaves no país, o governo brasileiro autorizou o transporte intermediário de quatro poloneses, uma chinesa e uma indiana. A "carona" se dará até a cidade de Varsóvia, onde o grupo vai desembarcar.

Chegada

Os dois aviões Embraer 190 da Força Aérea devem entrar no espaço aéreo brasileiro por volta de 17h30 de amanhã —são 12 horas de viagem. O desembarque em Anápolis está previsto para 0h.

Antes de pousar na cidade goiana, as aeronaves farão escalas em Ürümqi (China), Varsóvia, Las Palmas (Espanha) e Fortaleza.

Bolsonaro acompanha reunião no Ministério da Defesa para detalhar resgate de brasileiros na China - Marcos Corrêa/PR - Marcos Corrêa/PR
Bolsonaro acompanha reunião no Ministério da Defesa sobre resgate de brasileiros na China
Imagem: Marcos Corrêa/PR

Diversos outros países já realizaram missões para a retirada de seus nacionais de Wuhan, seguindo protocolos internacionais. Os voos têm sido feito, geralmente, por aeronaves comerciais, mas também já foram usados aviões cargueiros e militares.

A Europa utilizou um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, para retirar cidadãos de mais de 30 nacionalidades de Wuhan. O avião pertence à companhia aérea português de voos fretados Hi Fly. Um Boeing 747 da companhia aérea Wamos também foi utilizado.

Coronavírus liga alerta pelo mundo

Quarentena

Todas as pessoas trazidas de Wuhan deverão cumprir quarentena de 18 dias, e não 14, como normalmente acontece.

A decisão, segundo o Ministério da Defesa, foi tomada por por medida de segurança. Os repatriados ficarão em quartos individuais, exceto em caso de famílias. Eles não terão direito a receber visitas e deverão permitir que sejam feitos exames de seus dados vitais três vezes ao dia.

Também deverão se submeter a coleta de amostras respiratórias na chegada ao Brasil e no décimo quarto dia. O governo também frisou que não arcará com a passagem de volta para os brasileiros que quiserem voltar à China.