Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil soma 14 milhões de vacinados com a 1ª dose, 6,65% da população

Mais de 14 milhões de brasileiros já receberam ao menos uma dose de vacina contra covid-19 - Arthur Stabile/UOL
Mais de 14 milhões de brasileiros já receberam ao menos uma dose de vacina contra covid-19 Imagem: Arthur Stabile/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/03/2021 20h10Atualizada em 25/03/2021 21h01

O Brasil atingiu hoje 14 milhões de vacinados contra a covid-19. Até o momento, 14.074.577 brasileiros receberam pelo menos uma dose do imunizante, o que representa 6,65% da população nacional. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

A primeira dose de vacina foi aplicada em 685.054 pessoas nas últimas 24 horas. Outras 97.522 receberam a segunda dose entre ontem e hoje. Os estados de Amazonas, Roraima, Santa Catarina e Tocantins não enviaram dados atualizados sobre vacinação até as 20h de hoje, horário no qual o levantamento do consórcio de imprensa é concluído.

No total, 4.515.631 brasileiros já receberam as duas doses de vacina, seguindo a recomendação dos laboratórios que produzem a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca. O número equivale a somente 2,13% da população do país.

O Amazonas continua como o estado que, proporcionalmente, mais aplicou a primeira dose de vacina: 405.700 habitantes, o correspondente a 9,64% da população local. O Pará segue em último, com apenas 3,86%.

Mato Grosso do Sul permanece na liderança entre os estados que, em termos percentuais, mais vacinaram sua população com a segunda dose: 3,13% de seus habitantes.

Juiz do DF derruba lei que obriga empresas a doar vacinas compradas ao SUS

A Justiça Federal em Brasília considerou inconstitucional a lei aprovada pelo Congresso que obriga a doação ao Sistema Único de Saúde de 100% de vacinas compradas por empresas ou outras instituições enquanto todos os grupos considerados prioritários não forem vacinados. Cabe recurso da AGU (Advocacia-Geral da União) à decisão, o que ainda não foi feito.

O juiz substituto da 21ª vara federal de Brasília, Rolando Spanholo, entendeu que a exigência da doação, incluída na lei pelos parlamentares, é inconstitucional, aceitando a argumentação do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo, de que a vedação violava o direito fundamental à saúde ao atrasar a imunização.

Trata-se de uma decisão é liminar e, por isso, vale imediatamente, independentemente de publicação em Diário de Justiça. De acordo com a assessoria da Justiça Federal, o único beneficiado é, ao menos num primeiro momento, o sindicato autor da ação. "Em tese, porém, a decisão cria precedente e pode beneficiar outras pessoas, entidades e empresas que vierem a procurar Justiça.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!