Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil chega a 37,7 milhões de vacinados contra covid, 17,82% da população

Mais de 37,7 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose de vacina contra covid-19 no Brasil - Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Mais de 37,7 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose de vacina contra covid-19 no Brasil Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/05/2021 20h06Atualizada em 13/05/2021 20h52

O Brasil alcançou a marca de 37,7 milhões de vacinados contra a covid-19 nesta quinta-feira (13). No total, 37.744.357 pessoas receberam ao menos uma dose de vacina contra a doença, o correspondente a 17,82% da população do país. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

A primeira dose de vacina foi aplicada em 546.686 brasileiros entre ontem e hoje. No mesmo período, outros 148.055 receberam a segunda dose.

Até o momento, 18.807.027 pessoas receberam as duas doses de vacina, seguindo o que foi recomendado pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número representa somente 8,88% da população nacional.

O Rio Grande do Sul reaparece como o estado que, proporcionalmente, mais vacinou sua população com a primeira dose: 23% dos habitantes locais.

Em termos percentuais, o estado de São Paulo permanece à frente em relação à aplicação da segunda dose: 10,78% de sua população.

Sem matéria-prima, Butantan diz que vai parar produção da CoronaVac amanhã

O Instituto Butantan informou hoje que irá parar a produção da CoronaVac, vacina contra a covid, amanhã em razão da falta de matéria-prima para a produção do imunizante. O instituto explicou, através de nota enviada ao UOL, que o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebido no dia 19 de abril já foi completamente processado e que "a produção será retomada assim que mais insumos chegarem".

De acordo com o Instituto, "não há qualquer entrave relativo à disponibilização de IFA ao Butantan por parte da biofarmacêutica Sinovac", laboratório chinês responsável pelo desenvolvimento do imunizante. Pelas contas do governo estadual, a quantidade de insumo a ser enviado pela China é suficiente para produzir 18 milhões de doses de vacina.

Apesar disso, o produtor brasileiro das doses de CoronaVac declarou que espera autorização do governo chinês para a liberação das demais matérias-primas e apontou que questões diplomáticas entre os dois países podem estar interferindo no envio dos insumos necessários para a produção.

"O Butantan aguarda autorização do governo chinês para a liberação de mais matéria-prima necessária para a produção da vacina. Questões referentes à relação diplomática Brasil x China podem, sim, estar interferindo diretamente no cronograma de liberação de novos lotes de insumos."

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!