Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Presidente da Petrobras tenta tomar conselho, e Silveira reverte manobra

A eleição para o novo mandato Conselho de Administração da Petrobras marcada para esta quinta-feira (25) provocou nova crise entre o presidente da empresa, Jean Paul Prates, e o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Na manhã de hoje, poucas horas antes do pleito, o ministro interceptou um movimento de Prates para tirar Pietro Mendes da presidência do conselho. A assessoria de Prates nega que ele tenha atuado nesse sentido. O ministério não se posicionou.

Nessa composição, Pietro, que é ligado ao ministro Alexandre Silveira, ficaria como conselheiro e a presidência seria ocupada por Rafael Dubeux, indicado de Fernando Haddad (Fazenda) e Prates.

O ministro se queixou ao Planalto e conseguiu debelar a manobra. A eleição irá definir os conselheiros dos próximos dois anos. O governo irá trocar apenas um dos seus representantes. Sai Sergio Machado Rezende e entra Dubeux, em um acordo feito para contemplar Prates.

Os minoritários também estão rachados. De um lado está o grupo de Juca Abdalla (José Jão Abdalla Filho) e de outro Francisco Petros.

Após a publicação da reportagem, a Petrobras divulgou a seguinte nota:

"A Petrobras informa que não houve qualquer iniciativa do Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para intervir na composição do Conselho de Administração da companhia, que será eleito na assembleia de acionistas de hoje. O Presidente e toda a Diretoria Executiva da Petrobras têm total zelo e respeito pelos mecanismos e instâncias de Governança Corporativa da companhia e entendem que a indicação e a eleição dos conselheiros cabem exclusivamente aos acionistas da Petrobras."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes