Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Nunes responsabiliza Ministério da Saúde por aumento de casos de dengue

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), conversou com a coluna sobre o dado divulgado nesta segunda-feira (29) de que todos os bairros de São Paulo estão com epidemia de dengue.

Nunes responsabilizou o Ministério da Saúde pela situação de descontrole da doença. "Não enviaram vacina, não fizeram campanha de conscientização, não enviaram sequer inseticida. Ficamos praticamente sozinhos no combate à dengue", afirmou.

Casos de dengue na cidade de São Paulo subiram 21,5% em uma semana. O número saltou de 181.020 para 220.029 na comparação do boletim da última semana.

A ministra Nísia Trindade (Saúde) já foi cobrada publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela epidemia de dengue, que apontou problemas de gestão na pasta comandada pelo PT.

O Brasil enfrenta a maior epidemia de sua história. São 4,1 milhões de casos prováveis, 2.345 óbitos em investigação e 1.937 óbitos confirmados, segundo dados do Painel de Arboviroses registrado nesta segunda-feira.

Na última semana, a ministra disse em audiência pública no Senado que "a dengue afeta o país há 40 anos e que a doença é um problema em cerca de 80 países".

"O Ministério da Saúde atuou em todas as frentes, não de gabinetes, junto a estados e municípios com a divulgação para a sociedade e, sobretudo, agora no controle de focos dos mosquitos e para impedir as mortes. Exatamente porque conhecemos a doença há 40 anos", afirmou ela, segundo registro da Agência Senado.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que a cidade de "São Paulo recebeu, em 5 de abril, 185.988 doses do imunizante contra a dengue".

"Sobre os inseticidas, a pasta enviou todo o estoque solicitado pelo governo do Estado, responsável por repassar os insumos para os municípios - 20 mil litros de adulticida, 2.508 kg de Larvicida BTI e 1.100 kg de Fudora Fusion. Além disso, destinou R$ 18,5 milhões para o enfrentamento da doença na capital de SP", complementou.

Continua após a publicidade

A pasta informou também que "em 18 e 19 de março, uma equipe técnica do Ministério da Saúde reuniu-se, em São Paulo, com representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde para elaboração de plano de ação para implementação de novas tecnologias para enfrentamento às arboviroses". E que o governo federal tem feito, desde 2023, campanhas publicitárias de conscientização contra a Dengue e atuado nas redes sociais com ações de orientação e enfretamento à doença.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.