Topo

Balaio do Kotscho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vox Populi: Lula vence no 1º turno, com 43%, contra 41% dos outros somados

Colunista do UOL

21/05/2021 12h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira mostra o ex-presidente Lula como favorito para vencer as eleições de 2022, já no primeiro turno.

Lula tem 43% na pesquisa estimulada, contra 41% da soma dos outros candidatos pesquisados (Bolsonaro, Huck, Ciro, Doria e Amoêdo).

Se houver segundo turno, Lula venceria os principais adversários por larga margem: contra Bolsonaro (55% X 28%), Ciro (52% X 19%) e Doria (56% X 14%).

O levantamento aponta que a maioria da população considera Bolsonaro totalmente responsável (20%) ou o maior responsável (34%) pelo Brasil ser hoje um dos países onde mais morreram pessoas na pandemia.

Bolsonaro também é considerado o pior presidente da História do Brasil por 46% dos pesquisados.

Para a maioria dos entrevistados que tomaram conhecimento da anulação das sentenças de Moro contra Lula pelo STF, o tribunal decidiu corretamente (43%) sobre a parcialidade do ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro.

A maioria (55%) entende que houve perseguição contra Lula, Dilma e o PT, tanto no impeachment quanto nos processos de Moro na Lava Jato.

A pesquisa foi a campo entre os dias 12 e 16 de maio e ouviu 2 mil pessoas, entrevistadas presencialmente, o que torna seus resultados mais fiéis à opinião da sociedade do que as as feitas por meio remoto.

Os números apurados pelo Vox Populi mostraram números bem semelhantes aos do último Datafolha da semana passada, em que Lula venceria Bolsonaro por 41% a 23%, também feito de forma presencial, ao contrário de todas as outras, de institutos menores, divulgadas até agora. A pesquisa foi contratada pelo Partido dos Trabalhadores.

Lula com FHC

O fato político mais importante desta semana dominada pela CPI do Senado foi o reencontro entre os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula, promovido por Nelson Jobim, ex-ministro de ambos.

A informação é da coluna de Monica Bergamo, para quem o almoço do dia 12, no apartamento de Jobim, nos Jardins, "pode ser considerado histórico: os dois estiveram em lados opostos nas últimas sete eleições presidenciais, em embates diretos ou apoiando diferentes candidatos".

Depois desse encontro, os dois começaram a trocar amabilidades pela imprensa. Em entrevista a Pedro Bial, na TV Globo, FHC disse que votaria em Lula no segundo turno se a disputa for com Bolsonaro. Na última eleição, FHC anulou o voto.

O que une os dois é a defesa da democracia e do Estado de Direito. Bolsonaro não demorou a reagir, ao passar recibo em sua live semanal, lembrando que uma fazenda de FHC já foi invadida pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

"Esse FHC que agora está dizendo que vai votar no Lula. Olha a cara de pau. Dá uma vontade de soltar um dinheirinho para o MST da região da fazenda do FHC para o pessoal invadir de novo lá, quem sabe ele aprende".

A seguir nesta toada, Bolsonaro vai acabar unindo o Brasil. Contra ele.

Vida que segue.