Janja amplia sala no Planalto, desloca Amorim e gera ruídos em Paris e G20
Na última semana, o terceiro andar do Palácio do Planalto passou por uma pequena reforma. O objetivo era ampliar a sala da primeira-dama Janja da Silva. Na mudança, profissionais de outras três áreas que dão assistência ao presidente Lula foram impactados, com a redução de alguns espaços.
No rearranjo palaciano, por exemplo, o conselheiro internacional Celso Amorim foi deslocado. Ele, no entanto, não chegou a perder espaço, segundo apurou a coluna.
Outros auxiliares de Lula deslocados foram: Fernando Igreja, chefe do cerimonial da Presidência; e Clara Ant, assessora especial de Apoio ao Processo Decisório.
Fontes ligadas ao presidente evitam críticas à primeira-dama, mas, nos bastidores, o comportamento de Janja gera ruídos justamente por ser ela ser expansiva e, agora, literalmente, com mais espaço no Planalto.
Presidente no G20?
Janja teve uma participação ativa no G20, realizado nesta semana no Rio de Janeiro. A atuação da primeira-dama, porém, gerou incômodo no Itamaraty. Algumas fontes relataram ao UOL que ela estava se comportando como "se fosse presidente".
Engajada nas redes sociais, Janja gravou um vídeo para reforçar o anúncio feito por Lula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A ação, apesar de ser algo rotineiro para Janja, foi vista como mais uma demonstração de que a primeira-dama está cada vez mais em busca de protagonismo.
Janja inclusive representa o presidente Lula na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Paris, na França, nesta sexta-feira.
Eu resolvi que a Janja vai, porque tenho muita coisa para fazer no Brasil, não posso ir. Então, quando vocês [atletas] estiverem disputando, ela vai estar lá torcendo.
Presidente Lula, ao receber atletas olímpicos e paralímpicos no Palácio do Planalto no início do mês
O vice-presidente Geraldo Alckmin também não irá a Paris por agendas internas e eleitorais. Ele participará da convenção do PSB que irá oficializar a candidatura de Tabata Amaral para a Prefeitura de São Paulo neste final de semana.
Credencial excepcional para Paris
Janja obteve uma credencial excepcional para participar da abertura dos Jogos Olímpicos. A credencial foi emitida com excepcionalidade pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), responsável por autorizar a entrada de autoridades, uma vez que o prazo oficial para o requerimento já havia terminado quando o Lula anunciou, no último dia 11, que enviaria a primeira-dama como sua representante.
Fontes do Itamaraty, porém, minimizaram desgastes com este episódio e alegam que se trata de um evento privado e não diplomático.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.