Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Idosos devem seguir de máscaras em todos os ambientes, diz sociedade médica

Para sociedade de geriatria, cuidado é necessário pois, mesmo vacinados, idosos têm maior vulnerabilidade às formas graves de covid-19 - Getty Images
Para sociedade de geriatria, cuidado é necessário pois, mesmo vacinados, idosos têm maior vulnerabilidade às formas graves de covid-19 Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

11/03/2022 12h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) emitiu nota hoje (11) alertando que idosos devem seguir usando máscaras em ambientes públicos, abertos ou fechados, em razão dos maiores riscos em desenvolver a forma grave da covid-19. A orientação vale também para aqueles já vacinados.

A recomendação, diz a entidade, é uma reposta às "diversas cidades brasileiras [que] iniciaram o movimento de flexibilização do uso de máscaras nas últimas semanas".

Segundo dados dos cartórios de registro civil, em todo o país, neste ano já morreram 29.377 pessoas com 60 anos ou mais em decorrência da doença causada pelo coronavírus. Isso representa 83% de todos os óbitos pela covid em 2022.

Levando em conta os dados referentes a óbitos, a SBGG diz que a decisão tem "impacto para a saúde pública, e particularmente para a saúde dos idosos".

Embora a vacinação tenha reduzido drasticamente a proporção de óbitos dentre os idosos, esse grupo segue sendo o de maior vulnerabilidade às formas graves da doença, mesmo entre os que receberam a dose de reforço (terceira dose)."
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, em nota

A entidade afirma que existem muitas razões que tornam o idoso mais vulnerável: "dentre elas, o fato de acumular diversas comorbidades, além da imunossenescência [envelhecimento imunológico], que gera uma resposta menos previsível quanto à eficácia das vacinas".

Sendo assim, apesar das orientações locais de flexibilização, recomendamos, por ora, a manutenção do uso de máscaras para pessoas idosas, mesmo com esquema vacinal completo e, em especial, para aquelas não vacinadas ou com esquema incompleto de vacinação, principalmente em ambientes fechados, bem como evitar aglomerações sempre que possível."
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, em nota

O UOL mostrou que, em janeiro, 63,3% das mortes por covid-19 no Brasil foram de pessoas com 70 anos ou mais, o maior percentual desde o início da pandemia.

Total de mortes por covid de idosos com mais de 70 anos

"Esse problema [de mais mortes] ocorre porque o idoso teve uma infecção aguda. Os idosos que estão se complicando agora são aqueles que iriam complicar se tivesse um resfriado, uma influenza, uma infecção de vias aéreas mais fortes. Não é exatamente o coronavírus", disse o geriatra Marco Polo Dias Freitas, doutor em saúde coletiva pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e membro da Comissão de Políticas Públicas da SBGG.