Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Indicado pelo MDB, Renan Filho será o ministro dos Transportes de Lula

Renan Filho (MDB) eleições 2022 - Reprodução/Facebook
Renan Filho (MDB) eleições 2022 Imagem: Reprodução/Facebook

Colunista do UOL

28/12/2022 12h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB) será o ministro dos Transportes no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A oficialização deve ocorrer amanhã.

O nome de Renan para a pasta foi definido em reunião do partido na última quinta-feira. Segundo apurou a coluna hoje, o presidente aceitou o nome, acertou detalhes e falta apenas o anúncio —que deve ocorrer junto com o de outros nomes do primeiro escalão.

A escolha de Renan veio da bancada do MDB no Senado. Filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), ele também é senador eleito por Alagoas em outubro e iria assumir o mandato em fevereiro de 2023. Em seu lugar deve assumir o primeiro suplente, o empresário Fernando Farias (MDB).

Renan Filho chegou a ser cotado para os ministérios do Planejamento e de Minas e Energia, mas o MDB entendeu que seria melhor indicar o alagoano para a pasta de Transporte. Simone Tebet (MDB-MS) foi quem ficou com o Planejamento.

Pesou a favor de Renan o favor o fato de o estado de Alagoas ter melhorado a malha viária. Segundo o último anuário da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em 2021 Alagoas tinha 73% das rodovias estaduais consideradas ótimas ou boas, o melhor índice entre todos os estados.

Lula em encontro com Renan Calheiros e Renan Filho antes da eleição                         - RICARDO STUCKERT / DIVULGAÇÃO                             - RICARDO STUCKERT / DIVULGAÇÃO
Lula em encontro com Renan Calheiros e Renan Filho antes da eleição
Imagem: RICARDO STUCKERT / DIVULGAÇÃO

Nordeste em alta. Quando oficializada, a indicação de Renan será o quinto nome em ministério de Lula de um governador que estava ou está em fim de mandato no Nordeste.

Também serão ministros da safra de governadores do Nordeste:

Além deles, a governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), será secretária executiva de Camilo Santana no Ministério da Educação.

Já a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PC do B) será a ministra da Ciência e Tecnologia.

Outros três nomes do Nordeste ainda vão comandar ministérios: