Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vereador no CE, advogado é primeiro indígena à frente da Sesai

Ricardo Weibe Tapeba será o novo secretário da Sesai - Twitter
Ricardo Weibe Tapeba será o novo secretário da Sesai Imagem: Twitter

Colunista do UOL

02/01/2023 17h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O advogado e vereador de Caucaia (CE) Ricardo Weibe Tapeba foi indicado hoje pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e será o primeiro indígena a comandar a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

A indicação de um indígena como secretário havia sido prometida pelo presidente Lula.

Quem é o novo secretário?

  • Líder do povo indígena Tapeba, do município de Caucaia;
  • Foi coordenador da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará;
  • Integrante do departamento jurídico da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo;
  • Foi um dos três nomes sugeridos pela Apib (Associação de Povos Indígenas do Brasil) para ser indicado ministro dos Povos Indígenas, que teve Sônia Guajajara como nomeada.

Sobre o órgão:

  • A Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão de atenção à saúde indígena no SUS (Sistema Único de Saúde).
  • Segundo o Ministério da Saúde, a Sesai conta com mais de 22 mil profissionais de saúde, 52% são indígenas.
  • O órgão ainda promove a atenção primária à saúde e ações de saneamento, de maneira participativa e diferenciada, respeitando as especificidades epidemiológicas e socioculturais destes povos.

Cumprindo promessa eleitoral, Lula indicou a também indígena Joênia Wapichana para a presidência da Funai (Fundação Nacional de Povos Indígenas) —foi primeira indígena a assumir o cargo.