Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tragédia dos yanomamis: bolsonaristas atacam Exército por ajuda humanitária

Colunista do UOL

24/01/2023 11h07Atualizada em 24/01/2023 13h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma postagem no Twitter do Exército anunciando apoio às operações de socorro aos yanomamis, em Roraima, rendeu uma enxurrada de protestos e ironias de bolsonaristas radicais, que esperavam um golpe militar no país.

No fim da noite de ontem, a postagem anunciou que a instituição estava fazendo parte do grupo interministerial do governo federal para levar mantimentos e realizar atendimentos médicos.

Os yanomamis passam pela pior crise de sua história, com casos de desnutrição e mortes nos últimos meses provocadas pela exploração de garimpo ilegal. O governo federal decretou emergência para enviar socorro de forma mais célere.

A postagem enfureceu muitos bolsonaristas, que deixaram vários tipos de críticas. Dos mais de mil comentários publicados na manhã de hoje, boa parte era com ataques.

"Além de capinar mato, pintar meio fio, são promocionais do Ifood", reclamou um internauta.

"Sempre pronta para distribuir cesta básica, pintar meio fio e roçar capim, meus parabéns!", disse outro. "Quando vcs terminarem voltem a pintar o meio fio."

Serviços de ONGs?
E a pátria Amada nada né?
Quero vê quando virar Venezuela e não ter nada para entregar.

Internauta o Twitter

Há também quem ironize a fome dos yanomamis porque, em uma foto do post, aparecem crianças ajudando a descarregar a aeronave. "Lindos os meninos! Saudáveis em pleno vigor!", questiona uma mulher.

Além de ironias, há muitos comentários que reproduzem a mentira que prosperou em alguns grupos de que os indígenas não seriam brasileiros, mas sim venezuelanos.

"Ajudem mesmo este povo sofrido que veio fugido da Venezuela pois poderiam ser Brasileiros e não estamos longe disso", fala uma internauta. "Yanomamis Venezuelanos!!! pra deixar bem claro!!!", diz outro usuário do Twitter.

No meio das postagens, há também elogios à ajuda humanitária. "Parabéns ao exército brasileiro pela atitude em defesa dessas comunidades que foram abandonadas nos últimos 4 anos!", comenta um homem

"Exército Brasileiro, médicos, enfermagem que todos os dias convivo. Orgulho", diz outro usuário. "Agora sim, nosso exército servindo a nação, parabéns", completa.

Aí sim....
Nada de Golpe, nada de intervenção e sim boa ação
Voltando a ter orgulho do EB

Internauta o Twitter