Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Reportagem

Governo de Sergipe hasteia bandeira de Israel, é alvo de críticas e retira

O governo de Sergipe hasteou, na manhã desta segunda-feira, a bandeira de Israel no mastro central do Palácio Governador Augusto Franco, sede do executivo estadual, em Aracaju.

O hasteamento viralizou nas redes sociais e gerou uma série de críticas — e também elogios — ao governador Fábio Mitidieri (PSD), que foi marcado em várias postagens e cobrado pela ação.

Pouco após a foto circular nas redes sociais e grupos de WhatsApp, a bandeira foi retirada. A coluna questionou se a ação foi tomada por conta das críticas e aguarda resposta.

O governador afirmou que a medida foi tomada em "solidariedade a Israel pelos ataques terroristas sofridos", em pronunciamento por meio de sua conta no "X" (antigo Twitter).

Isso deu-se em um contexto determinado e expressou o sentimento em relação às vítimas e desaparecidos, inclusive brasileiros.

Mesmo sem apoio de Lula, Mitidieri venceu a eleição de 2022 declarando voto no presidente e tem tido uma boa relação com o presidente.

Sobre a guerra

A guerra de Israel contra o Hamas já resultou em mais de 10 mil mortos na Faixa de Gaza e destruiu ou danificou metade das residências.

Continua após a publicidade

O Brasil tem adotado uma postura política de negociação, condenando o ato terrorista do Hamas, também com críticas à resposta de Israel.

O próprio presidente Lula, que tentou costurar um acordo de paralisação da guerra para retirada de civis, disse que crianças deveriam ser poupadas porque elas "não pediram" a guerra.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do informado em versão anterior deste texto, o nome da sede do governo de Sergipe é Palácio Governador Augusto Franco, e não Alberto Franco. A informação foi corrigida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes