Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Reportagem

AL: 'Lembrei da boate Kiss', diz jornalista que filmava palco que incendiou

O incêndio que destruiu o palco do evento Café de la Musique durante o show Dj KVSH, ontem à noite na praia da Pescaria, em Maceió, assustou o público presente e ativou uma lembrança de outra tragédia que marcou o país há 10 anos: o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou 242 mortos e 636 feridos.

O desfecho, porém, foi bem diferente: por ser um local à beira mar, não estar lotado e ter equipe de prontidão, ninguém ficou ferido. O fogo foi controlado após cerca de 20 minutos, e o resto do evento foi cancelado.

A jornalista Lohuama Alves estava na frente do palco com amigos e filmava o show do Dj KVSH quando começou a surgir fumaça no palco.

A faísca atingiu a palha e foi tudo muito rápido. Em princípio não notei, mas aí começou a esquentar e todo mundo percebeu.

Ela conta que, enquanto corria para longe do palco, lembrou da tragédia gaúcha.

Ali não seria uma Kiss por ser um local aberto, mas no momento que sai correndo lembrei do caso da boate. Fiquei assustada por ter venda de bebidas perto, gerador?.

Fogo no palco do Café de la Musique em Maceió
Fogo no palco do Café de la Musique em Maceió Imagem: Lohuama Alves/Arquivo pessoal

Ainda segundo a jornalista, as chamas duraram cerca de 20 minutos e foram contidas por equipes locais.

Lohuama relata ainda que muitas pessoas correram, tiveram medo, mas não houve desespero ou tumulto, até porque o número de pessoas presentes era bem menor que em dias anteriores, quando houve shows de artistas mais conhecidos.

Continua após a publicidade

Saímos rápido de dentro do local do show, mas imediatamente a equipe e os bombeiros agiram. Mas público ontem era bem menor, metade de outros dias.

O evento Café de La Musique já é conhecido no roteiro de festas de fim de ano em Maceió e traz nomes populares da música brasileira, atraindo assim público local e turistas de todo o país.

Chamas no Café de la Musique duraram cerca de 20 minutos
Chamas no Café de la Musique duraram cerca de 20 minutos Imagem: Lohuama Alves/Arquivo pessoal

Ação rápida evitou mais problemas

Segundo Josivan Silva, que atuava ontem como social media e fotógrafo no evento, o problema começou quando foram acionados os fogos durante o show Dj KVSH.

O artefato deveria estar apontado mais para fora do palco do que para dentro e pegou na palha. Uma pessoa pegou o extintor, subiu no equipamento e tentou apagar o primeiro sinal de fogo, mas por ser palha logo se espalhou.

Continua após a publicidade

Ele destaca que a a brigada contra incêndios do local agiu de forma rápida e evitou um problema maior.

A equipe da empresa responsável pelos fogos orientou o público e os brigadistas da casa. Foram heróis, graças a eles não houve mais estragos e em nenhum momento deixaram o público assustado.

Equipe atua para apagar o fogo no Café de la Musique
Equipe atua para apagar o fogo no Café de la Musique Imagem: Josivan Silva/Arquivo pessoal

O Corpo de Bombeiros de Alagoas informou que mandou quatro viaturas e 17 militares ao local para apagar o fogo, mas o incêndio já havia sido controlado pelas equipes locais.

Hoje, a Diretoria de Atividades Técnicas já está realizando o trabalho de fiscalização que vai durar todo dia. A corporação também informou que irá conceder entrevista após colher mais informações.

Evento cancelado

Mesmo após o fogo, algumas pessoas ainda permaneceram na esperança de ainda ter o show da dupla Hugo e Guilherme, que era a principal e última atração da festa. Entretanto, com o palco destruído, o evento foi cancelado.

Continua após a publicidade

As festas no local começaram no dia 28 e atrações como Wesley Safadão, Bell Marques e Nathanzinho passaram pelo palco. Ontem era o último dia do evento —mas que iria se estender até a madrugada e início da manhã de hoje.

O ingresso para a festa variava de R$ 200 a R$ 450 por noite, sem incluir bebida.

Em nota oficial, o Café de la Musique informou que, devido ao incêndio, todas as apresentações do evento tiveram de ser canceladas. Em seguida, a página do evento excluiu os comentários do Instagram.

Nota na íntegra:

"O Café de La Musique Maceió vem, por meio da presente, informar que hoje, 30/12/2023, durante o 3º e último dia da Semana de Réveillon 2024, ocorreu um incidente no palco principal que veio a danificar parte da estrutura.

Continua após a publicidade

Ressaltamos que nossa equipe agiu prontamente para evitar danos significativos, havendo apenas danos materiais.

Lamentavelmente, devido ao ocorrido, tornou-se inviável a continuidade do evento.

A prioridade foi a segurança de todos os nossos clientes, equipe e colaboradores.

Agradecemos a compreensão e apoio neste momento delicado."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes