Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Reportagem

Homem negro vira réu por injúria racial após ofender italiano branco em AL

Um homem negro será julgado por injúria racial em Alagoas. O juiz da 1º Vara de Justiça de Coruripe (AL), Mauro Baldini, aceitou denúncia feita pelo MP-AL (Ministério Público de Alagoas) após uma queixa-crime feita por um italiano branco.

O que aconteceu

O caso chegou à Justiça em setembro de 2023, quando um italiano foi à justiça contra um homem negro de Coruripe, no litoral de Alagoas. Em diálogo pelo WhatsApp em 6 de julho, o agora réu disse ao estrangeiro que "essa cabeça branca, europeia e escravagista não deixava enxergar nada além dele mesmo".

O caso foi para análise do MP. Com a sanção da lei nº 14532/2023 (que tipifica a injúria racial ao crime de racismo), de janeiro do ano passado, a ação penal passou a ser pública — ou seja, é o Ministério Público o responsável pela denúncia do suspeito.

A promotora Hylza Paiva Torres de Castro decidiu fazer a denúncia no último dia 5. A representante do MP disse que viu injúria racial na fala do homem negro, que é artista visual.

O juiz Mauro Baldini aceitou a denúncia no dia 12, e ela foi publicada no Diário Oficial na última segunda (15). O magistrado concordou com a tipificação penal adotada pelo MP.

A defesa nega racismo e diz que vai entrar com habeas corpus (leia mais abaixo). O réu tem prazo de 10 dias para apresentar defesa.

Os autos foram encaminhados ao Ministério Público para adoção das providências de sua atribuição, tendo-o oferecido denúncia em desfavor de [nome do réu] pela suposta prática do crime de injúria racial previsto no artigo 140, § 3º, do Código Penal Brasileiro, conforme às págs. 68/71. 04.
Despacho do juiz Mauro Baldini

Por que os dois homens se desentenderam

O italiano manteve relacionamento amoroso com a tia do artista por cerca de cinco anos.

Continua após a publicidade

A relação do italiano e da brasileira acabou ano passado. Eles discutiram porque haviam fechado um negócio em fevereiro de 2023.

O italiano alega que vendeu uma parte de um terreno ao homem negro e a mais três pessoas. "De repente, em junho 2023, ele disse que eu devia comprar tudo ou vender todo. Eu disse que podiam dividir, e daí virou uma discussão pesada."

A discussão ocorreu pelo WhatsApp. O italiano cita que, após receber a mensagem que classificou como injuriosa, procurou a polícia e fez um boletim de ocorrência, citando também outras mensagens ofensivas.

O que diz o MP

À coluna, o MP disse que a denúncia "levou em consideração as provas acostadas aos autos, que foram protocoladas pela defesa do italiano".

Dentre essas provas, estão conversas em que um homem profere palavras ofensivas à vítima, referindo-se, de forma pejorativa, à sua nacionalidade italiana.
Nota do MP-AL

Continua após a publicidade

O que diz a defesa

A lei não pode ser aplicada à denúncia feita por pessoas de grupos hegemônicos, segundo o advogado Pedro Gomes, que faz parte do núcleo jurídico Instituto do Negro de Alagoas. De acordo com ele, a denúncia da promotora pegou todos de surpresa.

Gomes afirma que vai entrar com habeas corpus para que o TJ tranque a ação. Entidades de luta do movimento negro no estado também defendem o homem negro e criticam a denúncia feita pela promotora — dizendo que é um caso de "racismo reverso", que não é previsto na lei de racismo.

Todos nós concordamos que, com a nova lei, a denúncia só poderia ser feita pelo MP. Imaginávamos que a promotora iria verificar e ver que não tem cabimento um homem negro ser acusado de injúria racial contra um homem que é branco. Mas não foi isso que ocorreu.
Pedro Gomes, advogado

O que diz a lei

A Lei Nº 7.716, de 1989 define os "crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor". Especialistas consultados pelo UOL citaram o artigo 20-C, que diz: "Na interpretação desta lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida, e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência".

Continua após a publicidade

Esqueceram de analisar o que chamamos de tipicidade material. No momento em que ele [réu] fala sobre a questão de europeu ser escravagista, está falando de grupos majoritários, não de minoritários. A lei não foi feita para isso.
Welton Roberto, advogado e professor titular de direito criminal da Universidade Federal de Alagoas

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes