Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Bolsonaristas se revoltam nas redes com chefes antigolpe das Forças Armadas

Bolsonaristas revoltados após a divulgação dos depoimentos dos chefes das forças armadas no STF usaram as redes sociais desde sexta-feira para atacar a "covardia" a "traição" daqueles que não aceitaram a ideia de dar o golpe.

O número de comentários no X (antigo Twitter) foi tão expressivo que os termos "covarde" e "traidor" ficaram entre os mais citados neste sábado. a expressão "mito", que é muito usada para chamar Bolsonaro, também apareceu.

Os principais alvos da fúria foram os ex-comandantes da Aeronáutica, brigadeiro Baptista Júnior; e do Exército, general Freire Gomes. As instituições, como um todo, também foram atacadas

Eles afirmaram em depoimentos que Bolsonaro teria apresentado a ideia de um golpe com apoio militar para seguir no poder, mas se posicionaram contrário.

Muitos internautas usaram fotos e montagens dos ex-chefes e também fizeram comentários nas páginas oficiais de Exército e Aeronáutica.

Continua após a publicidade

A expressão melancia (referência a cor vermelha, do comunismo, por dentro) também foi repetida por centenas dos internautas. Muitos também chegaram até a citar que eles cometeram crimes contra a pátria.

Ataques vêm desde a posse

Desde a posse de Lula, em 1.º de janeiro de 2023, internautas que defendiam que o Exército tomasse o poder criticam a postura da instituição em postagens da instituição nas redes sociais.

Até a véspera da posse, havia várias teorias da conspiração de que as Forças Armadas estavam planejando não permitir que Lula assumisse o cargo. A inação do Exército foi considerada pelo grupo que se autointitula de "patriotas" de "traição."

Continua após a publicidade

Com a posse confirmada, uma publicação do Exército no X com um "toque de alvorada" —que anuncia um novo dia, um novo momento— revoltou os golpistas que ainda esperavam a continuidade de Jair Bolsonaro a a assunção de um outro militar ao posto de presidente.

Desde então, vários momentos os internautas despejaram suas mágoas nos comentários, especialmente em momentos mais turbulentos, como a operação contra Bolsonaro, no caso da falsificação do cartão de vacina e nas comemorações do 7 de setembro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.