Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Peixe-boi Tinga é encontrado ferido, e biólogo suspeita de ataque com facão

Batizado de Tinga, um peixe-boi que vive no mar, entre as regiões sul de Alagoas e norte de Sergipe, foi encontrado ontem com um corte profundo na cabeça. A espécie é ameaçada de extinção e alvo de medidas de conservação.

Um vídeo divulgado pelo Instituto Biota de Conservação mostra o animal ferido no povoado Saramem, em Brejo Grande (SE), na região da foz do rio São Francisco.

Segundo o biólogo Bruno Stephanis, diretor do instituto, Tinga já tinha sido visto com ferimentos nas nadadeiras e no dorso há algumas semanas, também provocados por um objeto cortante, que ele acredita ser um facão. "Esse novo ferimento é bem grave. E estão atacando-o vezes seguidas, não foi uma tentativa só."

No ataque passado, uma equipe da FMA (Fundação Mamíferos Aquáticos) —que atua na proteção da espécie no lado sergipano— foi acionada e prestou atendimento ao animal, fazendo os devidos curativos. Agora, diante de um ferimento mais grave, Tinga será avaliado por veterinários.

Vamos conversar com a FMA para ver como será o manejo, mas ele passará por uma avaliação para sabermos o que será necessário fazer. Recebemos o vídeo hoje [segunda-feira] à tarde e não tivemos tempo ainda de agir.
Bruno Stephanis

Peixe-boi Tupã apresenta corte profundo no rosto
Peixe-boi Tupã apresenta corte profundo no rosto Imagem: Instituto Biota de Conservação

Tinga vive na região na foz do São Francisco, especialmente entre Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande, mudando sempre de margem e lado da divisa dos estados.

É um animal de aproximadamente três metros de comprimento e mais de 400 kg. Ele é monitorado por meio de um transmissor instalado em 2021.

Stephanis explica que, caso o animal esteja em Alagoas hoje, ele deverá passar por consulta pelo Instituto Biota. Se estiver no lado sergipano, será visitado pela FMA, que já foi informada da situação.

Continua após a publicidade

Além disso, Stephanis informou que vai comunicar o caso à polícia, aos órgãos ambientais e ao MPF (Ministério Público Federal) para que o caso seja investigado e se adote ações de proteção à espécie.

Precisamos dos dois estados agindo, pois não sabemos se essas agressões são feitas aqui [em Alagoas] ou em Sergipe.
Bruno Stephanis

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes