Conteúdo publicado há 1 mês
Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Vídeo mostra gelo em asa de avião antes de queda; torre e pilotos reportam

Um vídeo feito pelo empresário Rubens Souza, 33, mostra a asa esquerda do ATR 72, que caiu em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9), com gelo acumulado. Ele viajou no voo 2282, entre Guarulhos (SP) e Cascavel (PR), última rota completa da aeronave antes do acidente. A foto foi tirada às 11h02.

Eu tinha acordado, olhei para a janela e vi o gelo. Nunca tinha visto gelo assim em um avião. Isso não me assustou, mas me deixou impressionado, e pensei: 'nossa, que perigoso, deve estar muito frio.'
Rubens Souza

A hipótese de que nuvens tenham contribuído para a queda do ATR 72 também tem circulado em grupos de WhatsApp de aviação. Em um áudio, é possível ouvir que a controladora de voo (de aeroporto não informado) avisou um piloto que cruzava a região sobre a existência de "gelo severo" entre os níveis 15 mil a 22 mil pés.

Pelo menos dois pilotos que passaram pelo local em horas próximas ao acidente também confirmaram o fenômeno. "Passei por cima agora, estava todo mundo alertando de gelo severo, a academia reportou gelo severo", diz um deles.

Risco conhecido e raro

Um piloto conversou, em anonimato, com o UOL e explicou que a presença de muito gelo nas asas é sabidamente perigoso para a aviação, já que ela pode mudar a aerodinâmica, gerar perda de sustentação e, por tabela, de estabilidade do voo.

A teoria sobre o gelo é reforçada pela imagem do avião, que aparece em uma queda praticamente livre em um movimento conhecido como "parafuso chato". "Somente a perda de sustentação pode resultar isso. Ser ele perdesse os dois motores, o avião ainda iria planar, não cairia daquele jeito", diz.

Ele também cita que a formação de gelo extremo no Brasil, ainda mais nessa altitude, é algo muito raro. Além disso, uma aeronave de médio porte, como o ATR, não costuma enfrentar situações assim na altura que alcança. "A altitude citada no áudio da controladora é justamente a que voa um ATR", diz.

Outro piloto relata ainda que "não existe no mundo nenhum avião que possa voar em formação severa de gelo." "Formação severa é toda formação que faça gelo na área da asa que não tem anti-ice [anti-gelo]".

Continua após a publicidade
Vista aérea dos destroços de um avião que caiu com 61 pessoas a bordo em Vinhedo, estado de São Paulo
Vista aérea dos destroços de um avião que caiu com 61 pessoas a bordo em Vinhedo, estado de São Paulo Imagem: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP

Alerta de frio

As regiões Sul e Sudeste têm alerta de frio extremo emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) por conta de uma massa de ar frio que se deslocou pelo continente sul-americano e atua no Brasil até o domingo.

Segundo o alerta, nesta sexta-feira o sistema atinge "o centro-oeste e sul de Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, demais áreas de São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes