Moreia pescada no 'caribe brasileiro' vem com garrafa de água no estômago
Uma moreia foi pescada e surpreendeu os pescadores por estar com garrafa de água mineral intacta e uma tampa de cerveja dentro do seu estômago. O caso aconteceu ontem no povoado de São Bento, em Maragogi, município do litoral norte alagoano conhecido como "Caribe brasileiro."
Os pescadores fizeram o vídeo e mostraram o momento em que o material é retirado de dentro da moreia, que foi pescada com arpão nos recifes da APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, que se estende do litoral de Alagoas até Pernambuco. Ela é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil e possui 406 mil hectares.
As imagens chamaram a atenção do pesquisador e professor do curso de engenharia de pesca da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), Cláudio Sampaio. Ele diz que não é normal um animal dessa espécie engolir algo assim.
"Devido ao comportamento tímido e hábitos alimentares a ingestão acidental da garrafa plástica é algo muito curioso e nunca observado antes", conta.
A garrafa retirada estava sem sinais de mordidas e cheia de ar, indicando que estava flutuando no momento da ingestão acidental. Moreias não buscam alimentos boiando na superfície.
Cláudio Sampaio
Para Claudio, possivelmente a moreia iria "vomitar" a garrafa, mas pequenos fragmentos de plástico iriam permanecer no estômago, causando contaminação.
Esse é um dos muitos problemas do lixo no oceano, quando não mata por asfixia, quando não ficam presos ao lixo e morrem, o lixo continuamente vai acumulando contaminantes nos peixes que depois transferem esses poluentes ao longo da cadeia trófica, até alcançar o homem.
Cláudio Sampaio
Espécie atacada por parecer cobra
A espécie pescada, diz Cláudio, é a moreia-verde (Gymnothorax funebris), que é a maior do oceano Atlântico e ultrapassa 2,5 metros de comprimento e chega a pesar 30 kg. São animais que vivem "discretamente em tocas, não são agressivos e comem peixes e polvos".
Como possuem corpo alongado, semelhante a uma cobra, Cláudio diz que muitas vezes elas acabam sendo perseguidas e mortas. "Sua pesca é permitida, mas a carne não é valorizada", diz.
Necessidade de cuidado ambiental
Ele alerta que o vídeo mostra como é necessário cuidar da região na gestão ambiental, e isso depende de todas as pessoas que vivem ou visitam o local. "As praias e piscinas naturais da APA são consideradas como as mais belas e conservadas da região", lembra
Além de áreas importantes para a pesca, a APA tem grandes atrações turísticas; então todos são atentos sobre os problemas gerados pelo lixo deixado nas praias e piscinas. Assim, esse caso chama muito a nossa atenção, mas também alerta sobre nossa responsabilidade com o lixo que produzimos, seja em casa, no trabalho e nas horas de turismo e lazer.
Cláudio Sampaio
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.