Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Candidato no RN erra nº na campanha, zera votos e culpa partido: 'Triste'

Edivan Mendes Fernandes, 58, o Vanvan da Chapada (PSD), estava confiante de que teria, nesta eleição, uma quantidade de votos capaz de elegê-lo vereador, ou ao menos primeiro suplente do município potiguar de Apodi (a 328 km de Natal).

O que ele não contava é que um erro na hora de o partido registrar o número da urna o faria divulgar sua candidatura com o número errado durante toda a campanha. Ele ficou sem voto —e só percebeu isso ao fim da apuração.

Em vez de 55.888, como ele pediu no registro ao partido, o número oficial gerado foi 55.999. Com isso, todos os votos que foram dados no número que ele divulgou foram anulados.

Adesivos de campanha de Vanvan da Chapada
Adesivos de campanha de Vanvan da Chapada Imagem: Arquivo pessoal

"O partido pediu, e eu levei o número que queria", diz, citando que sequer percebeu o erro na cabine. "Votei e não olhei a foto, estava aperreado; confiei no partido e no TSE."

Para provar que o erro foi do partido, Vanvan mostra um papel em que o partido pede para os candidatos preencherem com os dados. Nele aparece o número 55.888 escrito a caneta.

Vanvan conta que, na segunda-feira (7), um amigo foi buscar na Justiça Eleitoral o resultado detalhado da votação na cidade e viu que 172 pessoas votaram no número que ele informou na campanha. Caso a votação dele fosse essa, ele seria segundo suplente do PSD.

Eu me senti muito triste, porque o cara trabalha o tempo todinho numa candidatura, e quando é apurado não tem o voto registrado? É ruim demais. O cara anda, sofre e gasta o que não tem... Eu não sou político, sou pobre, vivo de agricultura. O partido não mandou dinheiro para campanha
Vanvan

Vanvan afirma que, esta semana, vai procurar o partido na cidade para saber se pode buscar a Justiça para tentar reaver os votos. Advogados consultados pela coluna afirmam que a possibilidade de esse "resgate" de votos ocorrer é praticamente zero.

Continua após a publicidade

Eu já falei com umas pessoas, e muitos dizem que vão [para a Justiça] dizerem que votaram em mim. Tem meus irmãos, sobrinhos, filhos que votaram em mim, fora os que não são da família. Mas teve gente que me disse que não viu a foto e votou em outros candidatos
Vanvan

Registro do TSE de Vanvan mostra número diferente
Registro do TSE de Vanvan mostra número diferente Imagem: Reprodução

Vanvan mora no sítio Lagoa do Clementino e essa foi a quarta vez que ele se candidatou. Diz que é popular na área e, por isso, tenta um dia chegar à Câmara de Vereadores do município.

Votação de Vanvan por eleição:

  • 2020 - 83
  • 2016 - 279
  • 2012 - 137

Questionado pela coluna se acredita em má-fé do partido, o agricultor diz que não. "Eu acho que houve erro, acho que se enganaram, talvez, com o número. Uma pena, sempre tirei uns votinhos na eleição; às vezes mais, às vezes menos. Estava confiante de que conseguiria, nesta eleição, ter a maior votação de todas", diz.

Continua após a publicidade

O UOL tentou contato com o PSD em Apodi e no Rio Grande do Norte, para que se pronunciasse sobre o erro, mas não houve retorno.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.