Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Entramos na sala secreta do TSE e descobrimos que ela não é secreta

Colunista do UOL

27/08/2022 04h00Atualizada em 27/08/2022 13h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o principal divulgador da teoria da existência de uma sala secreta no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde "meia dúzia de técnicos" decidiria quem vai ganhar as eleições. O UOL entrou na tal sala e desvendou cada detalhe da apuração de votos. E, o mais importante: o local não tem nada de secreto (veja no vídeo acima).

Num prédio anexo à sede do TSE, em Brasília, funciona a Seção de Totalização e Divulgação de Resultados. Na sala, 20 funcionários desenvolvem os softwares das eleições para contabilizar os votos.

No dia da votação, os profissionais monitoram o tempo todo se o funcionamento dos programas está adequado e, se houver alguma falha técnica, fazem dos devidos ajustes.

Assim que a votação é encerrada, os votos são impressos e enviados para o cartório eleitoral mais próximo. De lá, são encaminhados para o TSE. No percurso, não há como adulterar os votos, porque os programas foram devidamente lacrados antes das eleições, com a presença de entidades fiscalizadoras e partidos políticos.

Os votos são enviados para um supercomputador, que fica em uma sala-cofre localizada a poucos metros da Seção de Totalização. Visitantes não podem entrar na sala, por questões de segurança. Apenas dois servidores por vez podem entrar, depois de inserirem a senha e as digitais em duas portas automáticas, como o cofre de um banco.

O supercomputador é inviolável. Os servidores entram apenas quando é necessário realizar algum tipo de manutenção técnica na máquina.

A Seção de Totalização, chamada de sala secreta por Bolsonaro, pode ser visitada por qualquer pessoa interessada, desde que seja devidamente identificada na portaria no TSE, como acontece com todos os visitantes.

É comum que integrantes de partido, membros do Ministério Público e entidades fiscalizadoras fiquem no local no dia da eleição, para acompanhar o funcionamento do sistema.

Ninguém fica sabendo do resultado parcial da eleição antes das 17h, que é quando ela se encerra. Nesse horário, no dia 2 de outubro, o TSE divulgará não apenas para os que estão na sala, mas para todo o Brasil como anda a contagem dos votos. A previsão é que o resultado matemático da eleição seja conhecido por volta das 21h do mesmo dia.