Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Reportagem

Posse de Zanin vira palco para campanhas de candidatos ao STF e STJ

A cerimônia de posse de Cristiano Zanin no STF (Supremo Tribunal Federal) virou palco para a campanha de candidatos à vaga que será aberta na Corte. Aspirantes a três vagas no STJ (Superior Tribunal de Justiça) também aproveitaram o evento para conversar com ministros de tribunais e integrantes do governo.

Fontes próximas de Luiz Inácio Lula da Silva afirmam em caráter reservado que o presidente vai considerar a opinião de Zanin para definir o próximo ministro do STF. A cadeira de Rosa Weber deverá ficar vazia em outubro, quando ela completará 75 anos e será obrigada a se aposentar.

Os três mais cotados para a vaga são o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas; o ministro da Justiça, Flavio Dino; e o advogado-geral da União, Jorge Messias. Além deles, também estavam presentes na posse a ministra do STJ Regina Helena Costa e a desembargadora do TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região Simone Schreiber.

Entre os candidatos às vagas do STJ, estava no evento a advogada Daniela Teixeira, que tem o apoio de ministros do STF - entre eles, o próprio Zanin. O advogado André Godinho, que integrou o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), e Otávio Rodrigues, que foi braço direito do ministro do STF Dias Toffoli quando era advogado-geral da União, também compareceram.

Também foram cumprimentar Zanin nesta quinta-feira (3) os desembargadores Cruz Macedo, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal; e Erivan Lopes, do TJ do Piauí. O STJ vai votar no próximo dia 23 uma lista quádrupla e uma lista tríplice para enviar ao presidente Lula, que escolherá dentre os nomes os três novos ministros da Corte.

Aspirantes a outra vaga que será aberta em dezembro no STJ, com a aposentadoria da ministra Assusete Magalhães, também estavam no evento - entre eles, os desembargadores Rogério Favreto, to TRF da 4ª Região, e Daniele Maranhão, do TRF da 1ª Região.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.