Moraes só decidirá sobre X após todos os documentos pedidos chegarem ao STF
O ministro Alexandre de Moraes só vai tomar uma decisão sobre o futuro do X quando todos os documentos solicitados chegarem ao STF (Supremo Tribunal Federal). Até esta quinta-feira (26), chegaram às mãos dele algumas informações pedidas. Ainda estariam faltando parte dos documentos.
Conforme noticiou a colunista Monica Bergamo, o X apresentou hoje ao STF uma petição que anuncia a entrega de todos os documentos exigidos por Moraes. Com isso, a rede social já poderia ser desbloqueada.
Os advogados que representam o X teriam enviado ao ministro procurações e alterações contratuais registradas em cartório que oficializam Rachel de Oliveira Conceição como representante no país, além do pagamento de multa no valor de R$ 18,3 milhões e o cumprimento da ordem de suspender perfis de usuários acusados de prática criminosa.
Por outro lado, a PF enviou ao STF uma relação de usuários que acessaram o X durante o período de bloqueio para promover discurso de ódio e disseminar informações falsas.
Moraes bloqueou o X em 30 de agosto porque a rede de Elon Musk estava sem representante no país e, além disso, tinha se recusado a retirar do ar contas de usuários com comportamento criminoso.
27 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Otavio Souza Ramos
Alexandre de Moraes 10 x 0 Elon Musk
Rafael Oliveira
Como é que é??? Mr. Musk, o senhor atendeu as exigências do Alexandre de Moraes??? Que espécie de patriota é o senhor??? Queira explicar imediatamente essa situação ou abandonaremos todas as suas empresas. Sem mais, os patriotas.
Luis Alberto de Araujo Ramos
O mercado brasileiro é de extrema importância para o X (antigo Twitter), sendo um dos principais destinos de investimento de grandes empresas globais como Netflix, Amazon, Coca-Cola e PepsiCo, que utilizam a plataforma para campanhas publicitárias integradas e otimizadas. A força publicitária global do X cai absurdamente quando empresas globais não atingem o público brasileiro, essencial para os seus negócios. Imagino quanta pressão Elonzinho não sofreu dos seus clientes, por causa dessa história toda. Com uma base massiva de usuários ativos, o Brasil oferece uma oportunidade única para essas marcas se conectarem diretamente com o público local por meio de uma comunicação em tempo real, altamente segmentada e adaptada às necessidades e preferências culturais dos brasileiros. Ao mesmo tempo, essas empresas conseguem manter a consistência de suas estratégias globais, potencializando o impacto de suas campanhas publicitárias em diferentes mercados.