Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Kassio, Dino, Gilmar: quem ganha e quem perde na lista tríplice do STJ

O processo de seleção para ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) inclui a votação pelo próprio tribunal de uma lista tríplice. Os candidatos escolhidos nesta terça-feira (15) mostram que os ministros Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), e Herman Benjamin, presidente do STJ há um mês, têm maior poder de influência na disputa.

Nunes Marques conseguiu emplacar dois aliados em uma das listas: os desembargadores Carlos Brandão e Daniele Maranhão, ambos do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região. De quebra, o ministro do STF conseguiu limar da lista o principal concorrente de seus candidatos: Ney Bello, integrante do mesmo tribunal que teve o apoio de Gilmar Mendes e Flavio Dino.

Recém-empossado presidente do STJ, Benjamin conseguiu demonstrar sua influência com os colegas ao emplacar o nome da desembargadora Marisa Santos, do TRF-3. A intenção dele era retirar Ney Bello do páreo para que as listas encaminhadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse paritária entre homens e mulheres. Atingiu o objetivo.

Além de Dino e Gilmar, o ministro Luís Felipe Salomão, do STJ, também saiu derrotado. Ontem, ele fez uma reunião com vários ministros da Corte para pediu o voto no desembargador Rogério Fialho, do TRF-5. Na votação, o candidato contabilizou apenas nove dos 31 votos.

O principal derrotado, porém, foi Lula, que viu seu nome preferido na disputa ser excluídos dos finalistas. O desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, é visto como importante aliado. Em 2018, foi dele a decisão de conceder um habeas corpus ao petista, que estava preso por ordem da Lava Jato. A decisão foi derrubada depois pelo TRF-4.

Agora, cabe a Lula escolher um integrante de cada lista para serem os próximos ministros do STJ. O mistério agora é como o presidente reagirá à retirada de Favreto da disputa. Uma hipótese seria retaliar o STJ e não nomear o mais votado da lista dos procuradores, Sammy Barbosa, do Acre. O procurador tem o apoio da maior parte dos ministros do tribunal.

Veja abaixo os integrantes das duas listas tríplices:

Lista 1

Carlos Brandão, do TRF-1

Continua após a publicidade

Daniele Maranhão, do TRF-1

Marisa Santos, do TRF-3

Lista 2

Sammy Barbosa, do MP-AC

Maria Caldas, do MP-AL

Carlos Frederico Santos, da PGR

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

9 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Edilberto Nogueira Mendes

Não deveria ser "meritocracia"? Mas sempre é a política do quem indica ou prefere. Argh

Denunciar

Petrucio Joao da Silva

Lula é obrigado seguir a lista? Se não,  manda pra gaveta e nomeia quem quiser... 

Denunciar

Jairo Ribeiro

"Entre mortos e feridos, todos saíram ganhando". O povo paga a conta.

Denunciar