Topo

Chico Alves

Cármen Lúcia esteve com ministro da Justiça e alvos do dossiê antifascista

Cármen Lúcia - Divulgação
Cármen Lúcia Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

19/08/2020 08h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo tribunal Federal, ouviu ontem em videoconferência os dois lados da história no imbroglio do dossiê elaborado no Ministério da Justiça sobre 579 policiais antifascistas e quatro professores universitários, revelado pelo colunista Rubens Valente, do UOL.

Dois dos alvos do relatório ilegal de inteligência, o delegado da Polícia Civil do Rio, Orlando Zaccone, e o professor Paulo Sérgio Pinheiro tiveram contato com a ministra, acompanhados pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pela produtora cultural Paula Lavigne. Em outra audiência, também por videoconferência, Cármen Lúcia conversou com o ministro André Mendonça.

Zaccone e Pinheiro ouviram da ministra que o Supremo não vai tratar do viés político do caso, mas vai fazer valer o seu papel de guardião da Constituição. Ela deixou a impressão que será rigorosa no parecer que dará hoje, na ação movida pela Rede que pede suspensão da produção de informações de inteligência estatal sem base legal. O caso será julgado em plenário.

"Na sessão desta quarta-feira vamos saber como os ministros do STF se comportam em relação a essa violação de direitos políticos no nosso país", acredita o delegado Zaccone.

O ministro Mendonça, por sua vez, disse a Cármen Lúcia que o dossiê - ou relatório, como prefere chamar - foi feito sem o seu conhecimento. Em vários momentos ele deixou transparecer nervosismo.