Topo

Chico Alves

Temporão: "Ação do governo é obscena, não há tratamento precoce para covid"

Ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão - Divulgação / STF
Ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão Imagem: Divulgação / STF

Colunista do UOL

12/01/2021 18h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ex-ministro da Saúde entre 2007 e 2011, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o sanitarista José Gomes Temporão criticou duramente a iniciativa do governo federal que está pressionando médicos do Amazonas a fazer "tratamento precoce" contra a covid-19. A informação publicada pela Folha de S. Paulo foi confirmada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro.

"É uma atitude obscena, autoritária e despropositada, considerando que não existe tratamento precoce para a doença validado pela ciência", disse Temporão à coluna.

Redes sociais bolsonaristas divulgaram um vídeo em que o presidente fala a apoiadores: "Mandamos ontem o nosso ministro da Saúde para lá. Estava um caos. Não faziam tratamento precoce".

Temporão disse que, ao fazer tal afirmação, Bolsonaro comete ilegalidades. "O presidente insiste em posar de médico", lamenta.
"Além de isso caracterizar exercício ilegal da profissão, sua prescrição é anticientífica, contribui para a divulgação de terapias sem base científica e engana a população divulgando que existe tratamento precoce para a covid-19".

É a segunda vez nessa pandemia que o sistema de saúde amazonense entra em colapso por causa do grande número de casos e mortes provocadas pelo coronavírus.