Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Homem forte da gestão Pazuello está internado com covid-19 em Manaus

Eduardo Pazuello e Airton Cascavel - Divulgação
Eduardo Pazuello e Airton Cascavel Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

03/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Principal executivo do Ministério da Saúde durante a gestão de Eduardo Pazuello, Airton Antonio Soligo, conhecido como Airton Cascavel, foi internado na quinta-feira, 1º, no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus, por causa de complicações relacionadas à covid-19. Segundo apurou a coluna, ele tem sintomas leves.

Airton tinha função tão importante durante a administração de Pazuello que muitos secretários municipais que se relacionavam com a pasta diziam que na prática era ele o verdadeiro ministro. Era assessor de Relações Institucionais. Durante a crise de falta de oxigênio hospitalar no Amazonas, Airton foi à cidade juntamente com o general-ministro para tentar resolver a situação.

Um dos hospitais que passou por dificuldades com falta de insumos foi justamente o Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

Airton é oriundo de Roraima, onde atua como empresário e agropecuarista. Nunca trabalhou na área de Saúde, mas foi para o ministério por conta da proximidade com Pazuello, Os dois se conheceram no período de intervenção federal, decretada em território roraimense em 2018.

Com a chegada de Marcelo Queiroga, Aírton deixou a pasta para voltar a se dedicar aos negócios.