Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em pesquisa, STF tem mais credibilidade que Bolsonaro. Militares lideram

Plenário do STF (Supremo Tribunal Federal)  - Carlos Alves Moura/SCO/STF
Plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) Imagem: Carlos Alves Moura/SCO/STF

Colunista do UOL

11/05/2021 13h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Apesar das seguidas manifestações de grupos bolsonaristas em atos antidemocráticos pedindo o fechamento do Supremo Tribunal Federal, os brasileiros atribuem maior credibilidade à Corte do que ao presidente da República. Essa é a constatação de pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Paraná Pesquisas, que ouviu 2030 pessoas entre os dias 30 de abril e 4 de maio.

Segundo o estudo, 18,2% dos entrevistados atribuem mais confiabilidade ao STF, enquanto 14,8% citam a Presidência da República. Na liderança desse ranking estão as Forças Armadas, que para 32,6% dos pesquisados é a instituição que merece mais confiança.

O Ministério Público Federal aparece como órgão mais confável para 14,8%.

Dos três poderes, o Legislativo é o que está em situação mais crítica. Somente 2,8% citaram o Senado Federal como instituição de maior credibilidade e a Câmara dos Deputados está na lanterna, com apenas 2,6% das citações.

O diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, explica o bom resultado do STF. "Os ministros só são rejeitados pelo bolsonarismo e pelo lulismo, que representam 60%. O restante tem o Supremo em bom conceito", afirma.