Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aprovado projeto que proíbe monetização de vídeos de vereadores no RJ

Gabriel Monteiro, vereador e youtuber - reprodução Instagram
Gabriel Monteiro, vereador e youtuber Imagem: reprodução Instagram

Colunista do UOL

12/04/2022 19h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou hoje em primeira votação o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que proíbe vereadores de monetizarem vídeos e outros conteúdos gerados a partir do desempenho do cargo público. Votaram a favor 36 vereadores, e dois contra - Carlos Bolsonaro (Republicanos) e Gabriel Monteiro (PL).

O projeto foi motivado justamente pelas denúncias recentes contra o vereador e youtuber Gabriel Monteiro. Em atividades paralelas ao seu mandato e usando assessores do gabinete, o vereador criou vários vídeos forjando tiroteios e combate a crimes, simulando ajuda a crianças e vários outros conteúdos com ilegalidades. Além disso, ele tornou público um vídeo em que faz sexo com uma menor de idade.

O texto, de autoria de Chico Alencar e Tarcísio Mota, do PSOL, irá a segunda votação na semana que vem e a tendência é que seja aprovado. O projeto proíbe vereadores de "monetizar conteúdos, inclusive audiovisual, que tenham por objeto o exercício da função pública ou receber receitas em função de conteúdo produzido com emprego de recursos públicos".

Veja mais: Naturalizamos quando cantamos 'a novinha é especialista', diz Cris Guterres colunista de Universa sobre caso Gabriel Monteiro