Topo

Chico Alves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro, o campeão da mentira, acusa os outros de mentirem

Presidente Jair Bolsonaro (PL), em evento no Palácio do Planalto - REUTERS/Adriano Machado
Presidente Jair Bolsonaro (PL), em evento no Palácio do Planalto Imagem: REUTERS/Adriano Machado

Colunista do UOL

27/04/2022 20h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Para as Forças Armadas, se um militar mente, acabou a carreira dele", disse hoje o presidente Jair Bolsonaro, em mais um ataque ao ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na provocação da vez, Bolsonaro retomou o caso em que é acusado de vazar investigação sigilosa, ao divulgar o inquérito sobre ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Disse que o ministro do STF classificou indevidamente a investigação como sigilosa e por isso chamou-o de mentiroso.

É isso mesmo: o presidente do Brasil, campeão de fake news, acusa Barroso de mentir.

O autor da acusação é a autoridade que deu 5.140 declarações falsas ou distorcidas desde que assumiu a Presidência, como mostrou o site Aos Fatos, especializado em checagem de informações.

O homem que acusa Barroso de mentir é o mesmo que inventou uma associação da vacina contra a covid-19 ao vírus da Aids.

O homem que acusa Barroso de mentir é o mesmo que alega não haver corrupção em seu governo, mesmo tendo um ex-ministro do Meio Ambiente afastado por acusação de contrabando de madeira da Amazônia, um ex-ministro da Educação que deixou o cargo por permitir intermediação ilegal de recursos por pastores indicados por ele, orçamento secreto e outras denúncias de mutreta.

O homem que acusa Barroso de mentir é o mesmo que desde que ocupou o Palácio do Planalto denuncia supostas fraudes no sistema eleitoral brasileiro, mesmo tendo reconhecido ao Brasil durante uma live que não tem provas do que diz.

O homem que acusa Barroso de mentir é o mesmo que no dia 27 de fevereiro disse que tinha falado "há pouco" com o presidente russo Vladimir Putin e depois se desmentiu.

O homem que acusa Barroso de mentir é o mesmo que espalhou a cascata de que as máscaras contra covid causam "oxigenação menor no corpo".

A lista imensa não cabe na coluna.

Se ainda estivesse na ativa como militar, Bolsonaro estaria com a carreira acabada, segundo a regra que anunciou.

Como é presidente do Brasil, continua no posto.

Inclusive com o apoio de muitos militares.