Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Presidência não pediu transferência do desfile militar para Copacabana

Militares do Exército no desfile de 7 de setembro em Brasília - Alan Santos/PR
Militares do Exército no desfile de 7 de setembro em Brasília Imagem: Alan Santos/PR

Colunista do UOL

07/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou em suas redes sociais que não recebeu nenhum pedido das Forças Armadas para transferir o desfile de 7 de Setembro da Avenida Presidente Vargas, onde ocorre há décadas, para a praia de Copacabana. À coluna, Paes deu uma outra informação: nem mesmo a Presidência da República enviou qualquer solicitação para que a mudança seja feita.

Isso contraria o que anunciou o presidente Jair Bolsonaro (PL), que, por duas vezes nos últimos dias, anunciou que a parada militar da Independência seria transferida do Centro para a zona Sul.

O prefeito do Rio afirmou que "o Exército brasileiro continua solicitando para fazer na Presidente Vargas".

Paes lançou na quarta-feira (3) edital no Diário Oficial do Município, estabelecendo o centro da cidade como local da parada. A montagem do evento compreende a aquisição de diversas estruturas de metal, toldos, arquibancadas, tribunas - além de grades e sonorização, que terá custo estimado de R$ 318 mil.

Antes, Paes havia se colocado à disposição do governo federal, mas disse que o evento demanda uma "logística bastante complexa".